Com o aumento da preocupação em torno da privacidade de dados, especialmente após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, as empresas enfrentam novos desafios para se conectar com os consumidores. A LGPD estabelece diretrizes rigorosas sobre a coleta e o uso de dados pessoais, exigindo que as marcas sejam mais transparentes. Ao mesmo tempo, a eliminação dos third-party cookies (cookies de terceiro) tem dificultado a segmentação de públicos na publicidade digital. Nesse cenário, a mídia Out-of-Home (OOH) – ou fora de casa – emerge como uma alternativa confiável.
Com a capacidade de alcançar 89% da população brasileira, segundo o Target Group Index da Kantar Ibope Media, a OOH utiliza espaços públicos, como outdoors, pontos de ônibus e mobiliário urbano, para realizar ações de forma eficaz e criativa, sem invadir a privacidade do consumidor. Ao contrário das plataformas digitais, que dependem fortemente de dados pessoais, a OOH não coleta informações individuais, proporcionando uma abordagem mais segura para as marcas.
De acordo com Carlos Santana, CEO e fundador do Grupo Mídia 10 Propaganda, a mídia OOH resulta em uma abordagem vantajosa para ambas as pontas de uma campanha. “Com a crescente preocupação dos consumidores e reguladores em relação à privacidade online, a publicidade OOH se destaca como uma alternativa confiável”, afirma Santana. “Ao contrário de muitas outras formas de publicidade, o OOH não depende de dados pessoais. Em vez disso, as marcas podem se concentrar na escolha estratégica de locais, horários e formatos para garantir que a mensagem seja vista pelas pessoas certas, no momento certo, de forma não intrusiva”.
A transformação com a publicidade OOH Digital (DOOH) permite interações que não comprometem a segurança, mas, ainda assim, se relacionam com a revolução tecnológica atual, como explica Santana: “Com tecnologias como QR codes, as marcas podem criar campanhas interativas que incentivam a participação voluntária do consumidor, promovendo experiências enriquecedoras sem a coleta invasiva de dados pessoais”.
Além disso, a OOH possui um impacto que ultrapassa a exposição imediata. Estudos demonstram que, após a repetida visualização de anúncios OOH, a lembrança da marca é significativamente aumentada. Isso torna a estratégia valiosa para empresas que desejam maximizar a presença de marca, especialmente em um ambiente saturado de anúncios virtuais. “As empresas podem ver a LGPD como uma oportunidade de reavaliar as estratégias de marketing. A OOH permite que as marcas se comuniquem de maneira ética e transparente, alinhando-se às crescentes expectativas dos consumidores em relação à privacidade. É unir o útil ao agradável”, finaliza o executivo.