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A Godiva Propaganda, agência full service, acaba de lançar uma pesquisa inédita sobre “O profissional de marketing do varejo brasileiro”. Uma parceria com o Instituto QualiBest e o portal MundoMarketing, ela ouviu especialistas da área, que ocupam posições degerência (27%), direção (15%) e coordenação (16%), possuem 36 a 45anos (42%), e são de microempresas (23%) a grandes companhias com maisde 1.000 colaboradores (23%). Entre os dados que se destacam, o estudo revela que apenas 43% dosprofissionais de marketing estão satisfeitos com os resultados de suascampanhas. Ainda segundo o levantamento, para avaliar a efetividade dessas ações,eles utilizam o faturamento (70%), volume de vendas (69%) e ticketmédio (68%) como indicadores de sucesso. Além disso, 43% das empresasafirmam possuir programas de descontos ou fidelidade, sendo que 85%acreditam que esses programas contribuem significativamente para oaumento dos negócios. Por outro lado, a análise de métricas e campanhas que não geram osresultados esperados figuram como as principais dificuldades enfrentadaspelos entrevistados, bem como, a integração de canais de vendas e aimplementação de inovações e tendências no mercado. “A chave para alcançar os resultados esperados em campanhas,especialmente em um cenário dinâmico como o atual, está naintegração eficaz entre métricas precisas e a capacidade de inovarconstantemente”, afirma Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda,que complementa: “É essencial que a mensuração de resultados seja feita de formacontínua e em tempo real, para ajustes rápidos e alinhados àsexpectativas do público. Ao integrar diferentes canais de vendas comuma estratégia que abrace as últimas tendências, conseguimos otimizarrecursos, adaptar campanhas de forma ágil e oferecer soluçõespersonalizadas.” O executivo explica ainda que inovações como inteligência artificial,automação de marketing e análise avançada de dados são essenciaispara desenvolver estratégias mais eficientes, sempre conectadas aocomportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível potencializaro impacto, maximizar o retorno sobre o investimento e assegurar que asiniciativas acompanhem a evolução do mercado. E para garantir resultados significativos, o calendário promocionalanual é uma das ferramentas indispensáveis para o profissional demarketing. De acordo com a pesquisa, 72% das empresas ouvidas possuem umcalendário promocional anual para orientar seus projetos, mas aqualidade desse planejamento divide opiniões: apenas 11% o consideram"muito bem planejado", contra 45% que o avaliam como razoável. Isso se evidencia quando perguntados sobre o tempo de ativação dascampanhas. Para os respondentes, elas levam em média 25 dias, enquanto47% conseguem executar em até 15 dias, demonstrando agilidade naresposta ao mercado. Entre os critérios mais relevantes para a escolha de fornecedoresestão o custo, experiência e portfólio. Assim, destacam-se asparcerias com agências digitais (50%) seguidas de agências internas(42%) e agências de publicidade 360º (31%). “Esses insights tão valiosos ressaltam a importância crescente daanálise de dados e métricas como ferramentas essenciais para aeficiência no marketing de varejo, a necessidade de maior planejamentoestratégico e a busca por parcerias mais eficazes para otimizar osresultados no setor”, conclui Rampazzo. Metodologia e amostra O estudo foi conduzido entre os dias 1º e 19 de julho de 2024,utilizando uma metodologia quantitativa online com através de umquestionário estruturado enviado por e-mail.
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dezembro, 2024
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