Nos últimos anos, a Creator Economy tem ganhado destaque como um dos principais motores de transformação no marketing, onde influência e autenticidade ditam as regras do jogo. Neste cenário, as indústrias da moda e beleza emergem como protagonistas, investindo massivamente em parcerias com criadores de conteúdo.
É o que mostra dados da BrandLovrs, plataforma líder de Creator Marketing no Brasil, que usa tecnologia para unir criadores de conteúdo e marcas. A empresa, responsável por 136 mil matchs entre marcas e criadores de conteúdo só no último ano, aponta que 55% das campanhas são realizadas por marcas de moda e beleza.
“Com a crescente popularidade das redes sociais e o poder dos criadores digitais, essas indústrias têm aproveitado a oportunidade para se conectar diretamente com os consumidores, promovendo produtos e tendências de maneira autêntica e envolvente”, explica Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovrs.
A tendência é acompanhada pelo interesse dos creators nos segmentos de moda e beleza. Dados da comunidade de mais de 150 mil criadores de conteúdo da BrandLovrs apontam que 65% têm interesse em produzir conteúdo sobre beleza e 62% sobre moda.
Além disso, a eficácia desse tipo de marketing é corroborada por um estudo, conduzido pela Carat, Nielsen e YouTube, que mostra que 86% dos 200 maiores vídeos de beleza na plataforma são criados por influenciadores, não por marcas. Este dado reflete o impacto e a credibilidade que os criadores de conteúdo têm perante o público, capaz de influenciar decisões de compra de forma significativa.
Dentro deste contexto, os nano e micro creators – que possuem entre 10 e 100 mil seguidores, respectivamente – têm se mostrado uma tendência para as marcas que querem alcançar mais autenticidade, escalabilidade e capilaridade. Segundo Rapha Avellar, “há uma grande disparidade na ‘pirâmide’ da Creator Economy. A grande maioria das oportunidades de monetização dos influenciadores e criadores de conteúdo está concentrada em 1% – aqueles com mais de 100 mil seguidores. Enquanto, os outros 99% – que possuem poucas oportunidades de monetização – entregam consistentemente resultados muito superiores”.
“A tecnologia tem um papel fundamental para tornar escalável a colaboração entre os anunciantes e esse perfil de produtores de conteúdo. Estamos causando uma disrupção no mercado ao trabalhar sem intermediários na cadeia de contratação dos creators, garantindo que o orçamento de marketing seja integralmente investido em mídia de impacto direto, eliminando custos desnecessários e aumentando a eficiência do investimento”, acrescenta o executivo.
O futuro da Creator Economy é promissor, com a moda e a beleza liderando a transformação digital por meio de parcerias estratégicas com criadores de conteúdo. Porém, os outros segmentos também estão atentos para essa importante ferramenta de comunicação. Os dados da startup apontam que saúde & fitness, comida & bebida e casa & decoração são os nichos em alta na criação de conteúdo. “A BrandLovrs está na vanguarda dessa revolução, oferecendo uma solução para o mercado ao conectar marcas e criadores para maximizar o impacto das campanhas de marketing. À medida que mais empresas reconhecem o valor dos nano e micro influenciadores, podemos esperar um crescimento ainda maior nesse segmento”, finaliza Avellar.