A Social Miner, plataforma de engajamento que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia do People Marketing, fez uma pesquisa inédita para redesenhar e analisar a jornada de compra do consumidor de e-commerces no país. Foram estudadas mil diferentes frases aplicadas em diferentes fases da jornada, com o objetivo de identificar a melhor forma de comunicação em cada uma delas com amostragem de 250 mil pessoas. Como resultado, foram mapeadas quatro diferentes etapas da jornada que uma pessoa passa ao entrar em uma loja virtual.
Durante a primeira fase, chamada de consideração, foi levantado que uma mensagem afetuosa pode performar até 17% melhor do que se utilizada em outras fases. Na segunda fase, de avaliação, onde os consumidores estão em busca de informações e avaliam ativamente qual marca escolher ou qual produto comprar, frases informativas sobre os produtos são as mais aproveitadas neste momento, podendo performar nesta fase até 23% melhor comparada com as demais. Em relação a uma das principais etapas, a de conversão, investir em mensagens com benefícios financeiros são mais assertivas para o ato de fechamento da compra, portanto, a pesquisa indicou ser 60% mais eficaz se valer de cupons de descontos e combos nesta fase. Classificada como a etapa que busca fidelizar o cliente, a retenção deve ser realizada com tom de lealdade e dedicação, estas mensagens são mais efetivas. Estar atento com a mensagem e linguagem utilizada ao longo da jornada de compra do consumidor pode impactar diretamente os resultados esperados.
Toda a pesquisa desenvolvida pela Social Miner foi baseada no objetivo da empresa, que é conectar marcas e pessoas de forma personalizada, mais humanizada e convergente com o sistema de inteligência artificial, grande aliado e tendência no mercado. “Nosso principal objetivo é auxiliar as empresas a mudarem e otimizarem a maneira como fazem marketing, tornando suas comunicações ainda mais efetivas. O People Marketing foi criado justamente para atender de uma nova maneira clientes cada vez mais exigentes”, comenta Ricardo Rodrigues, CEO e co-fundador da empresa.