Neymar anunciou oficialmente, via rede social, que vai assinar contrato com o Barcelona nesta segunda-feira. O Brasil ‘perde’ um gênio momentaneamente atuando em seus gramados, porém o mundo ganha o craque de ‘corpo e alma’, para atuar num dos maiores clubes do planeta. Com todo respeito ao Santos e sua linda história, escrita desde os tempos de Pelé, atualmente, a visibilidade e apelo do clube espanhol é muito maior que a do Peixe.
E falando em visibilidade e estratégia de marketing, coisa que a Joia santista tem extrema facilidade em lidar, o esperado anúncio do clube escolhido, na fria análise deste escriba, poderia ter sido um ‘acontecimento’ com repercussão ainda maior. Não que não tenha sido da forma como foi anunciado, mas os números poderiam ser outros. Até o momento, o perfil oficial do craque no Facebook contabiliza 25.681 compartilhamentos, 111.797 curtidas e 19.313 comentários.
Entendo que o momento do jogador era de muita pressão, de todos os lados, sobretudo da imprensa, que acompanhou o passo a passo da negociação, infernizou o próprio Neymar, seu pai e assessores, bem como a diretoria santista. O plantão montado pela mídia na noite de sexta-feira não desmente a condição do garoto, que apesar de lidar com a fama desde cedo, visivelmente sentia-se incomodado.
Agora imagine se Neymar, no alto de sua frieza quando costuma entortar beques e goleiros, convocasse uma coletiva para fazer o anúncio, nesta segunda-feira, às 10h, por exemplo? Tempo hábil para a imprensa mundial voar para o Brasil e cobrir a decisão dele ‘in loco’. Imagine a profusão de sites, TV’s, rádios, na contagem regressiva para ouvir a decisão do craque. Certamente o mundo inteiro pararia alguns minutos para conferir, ao vivo, a declaração do mais novo companheiro de Messi. Não faltou ‘alegria’ na mensagem divulgada na rede social, mas talvez tenha faltado um pouco de ‘ousadia’ para proferir: “meu novo clube é o Barcelona”.
Fato é que com a camisa do Barcelona, Neymar deve se juntar ao rol de brasileiros que fizeram história no clube catalão: Romário, Rivaldo, Ronaldo ‘Fenômeno’ e Ronaldinho Gaúcho. Em nome da equipe #jogadadomarketing desejo sorte e (mais) sucesso a Neymar. Teremos imenso prazer em noticiar seus feitos, tanto nos gramados, quanto (e principalmente) nos negócios.
O Barça, em seu site oficial, dá as boas-vindas a Neymar. Confira a #jogadadomarketing dos catalães : http://www.fcbarcelona.com/