A Novo Nordisk, líder global em saúde, anuncia o lançamento da campanha A Medida do Abraço, desenvolvida em parceria com a consultoria MESA Company e a agência Triunfo Sudler, que busca conscientizar a sociedade sobre os riscos do excesso de gordura abdominal, destacando a obesidade e o diabetes como fatores de risco primários para doenças do coração. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,5 bilhões de pessoas tem sobrepeso ou obesidade, além de mais de 800 milhões de pacientes com diabetes. No Brasil, a situação também é alarmante: mais da metade da população tem sobrepeso ou obesidade, e 10,2% dos brasileiros vivem com diabetes¹. Além disso, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças do coração².
Por meio da presença contínua nas principais plataformas digitais e de investimentos estratégicos em canais de grande alcance, a campanha adota um conceito educativo e lúdico: uma fita em formato de abraço, especialmente desenvolvida para medir a circunferência abdominal. Com dois modelos, a fita será distribuída ao longo do ano em redes de farmácias e espaços públicos, ressaltando a importância dessa simples ação como um passo essencial para o cuidado com a saúde do coração.
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a circunferência abdominal benéfica para a saúde do coração deve ser de até 88 cm para mulheres e até 102 cm para homens³. “Quando os valores ultrapassam esses limites, isso indica o acúmulo excessivo de gordura abdominal, o que não só levanta a suspeita de obesidade, mas também aumenta significativamente o risco de diabetes, condições crônicas que podem comprometer a saúde do coração.”, explica Mariana Arruda, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk.
A especialista explica que essa relação é uma epidemia global e representa um dos maiores desafios à saúde pública. “Estima-se que entre 60% e 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 também tenham obesidade⁴, doença que está associada a mais de 200 comorbidades, incluindo as doenças do coração, que são responsáveis por mais de 400 mil óbitos anualmente, sendo a principal causa de morte entre pessoas com diabetes, agravando ainda mais o impacto dessa condição na saúde da população.”
Isabella Wanderley, gerente geral da Novo Nordisk, explica a importância do investimento: “A campanha precisa ser tão grande quanto esse desafio, com a urgência necessária para impactar e engajar o maior número possível de pessoas, pois as projeções futuras são alarmantes. Diante desse cenário de epidemia de obesidade, é fundamental expandir o alcance dessa mensagem de forma massiva e eficaz, intensificando a conscientização dos brasileiros sobre essa doença crônica como um dos maiores desafios de saúde da atualidade. A presença constante nos principais canais de comunicação, com audiência expressiva, é essencial para maximizar o alcance e engajamento, garantindo que a mensagem chegue a um público cada vez maior.”
Além da mídia programática always on, com uma estratégia de presença contínua durante o ano em Google Ads, Meta e YouTube, a empresa também investiu em um pacote de alto impacto na TV Globo, Multishow, GloboNews, GNT, TV Band, Viva, SporTV, Home&Health, portais de notícia como g1 e UOL, além de mídia out of home. Ao longo do ano, serão realizadas inserções na programação da emissora, alcançando mais de 85 milhões de pessoas. A campanha ganha ainda mais visibilidade com a estreia do vídeo hero no dia 13 de janeiro, durante o intervalo comercial do Big Brother Brasil, e a participação digital de influenciadores e ex-BBBs.
Segundo a executiva, a campanha também busca enfatizar a importância de acolher e cuidar das pessoas que estão lidando com essas condições. “Buscamos com essa iniciativa, além da conscientização, oferecer apoio e empatia para que as pessoas com obesidade e diabetes se sintam acolhidas e motivadas a cuidar de sua saúde. A fita desenvolvida para a campanha permite que qualquer pessoa, de forma simples e acessível, faça a medição em casa e identifique potenciais riscos à saúde. A fita funciona como um alerta e incentivo ao passo decisivo de procurar um médico.”, finaliza Isabella.
Referências
- Vigitel Brasil 2023 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico — Ministério da Saúde [Internet]. Dísponivel em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/vigitel/vigitel-brasil-2023-vigilancia-de-fatores-de-risco-e-protecao-para-doencas-cronicas-por-inquerito-telefonico/view
- Oliveira GMM, Brant LCC, Polanczyk CA, Malta DC, Biolo A, Nascimento BR, Souza MFM, et al. Estatística Cardiovascular – Brasil 2023. Arq. Bras. Cardiol. 2024;121(2):e20240079.
- Ross R, Neeland IJ, Yamashita S, Shai I, et al. Waist circumference as a vital sign in clinical practice: a consensus statement from the ias and iccr working group on visceral obesity. Nat Rev Endocrinol. 2020 Mar;16(3):177–89.
- Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes – Ed. 2024. Disponível em https://diretriz.diabetes.org.br.