Ao contrário do que muita gente pensa, Zen não é estar tranquila. É estar alerta e vivendo o momento presente. Zen é ausência de sofrimento. É sair da ansiedade pelos resultados futuros e pelas culpas ou feitos do passado. Até aí ok! Mas qual é a relação tão próxima às estratégias de mercado bem-sucedidas? Calma que eu vou explicar essa viagem.
Se a sua marca está no automático ou correndo loucamente eu sinto te informar, mas é bem provável que você não está conseguindo ouvir o seu cliente e a criatividade anda em falta. As ações ficam impulsivas e não baseadas em dados. Não há tempo a perder. Fica mais fácil reproduzir o que o mercado anda fazendo ou que já foi visto por aí. Mas alto lá! Para se diferenciar é preciso autoconhecimento e contemplação. É necessário parar, não importa quantas coisas tenham que ficar para depois.
Vamos começar com os 3 pilares principais da filosofia Zen: respeito, consciência e disciplina. Isso resume perfeitamente o universo das estratégias de marketing que funcionam.
1. Empresas que respeitam seus clientes, concorrentes e o planeta são aquelas que cumprem as etapas básicas de coleta de dados, inteligência de mercado e recolhem e analisam feedbacks.
2. Consciência para uma marca é a base do branding. É puro autoconhecimento e coerência. É conhecer seus diferenciais e limitações. Se você está com dúvidas aqui, aquela velha e boa matriz SWOT ainda cumpre bem esse papel.
3. Disciplina é o que sustenta um bom plano de ação. Não existe estratégia de mercado que supere expectativas e resultados sem constância.
Acrescentaria ainda nesses pilares os momentos meditativos para respirar ar puro e fresco. Essa é a hora de trazer oxigênio e criatividade. Essa é a hora de gerar soluções e criar aqueles WOW moments que vão encantar o seu cliente ou a sua equipe.
E, por fim, a filosofia zen representa harmonia e equilíbrio. Para o mercado empresarial existem 3 relações de equilíbrio nas quais baseio a minha análise: luz x sombra, causa e efeito e passado e futuro. Em resumo, conheça a luz e sombra da sua marca, analise causas e efeitos para construir uma imagem sólida que conte a sua história através de passado e ações que irão construir o futuro que você deseja. Namastê!
Rafa Ziviani | @rafaziviani e @fabricamarketing
CEO da Fábrica Marketing Brasil e Portugal. Atua como Estrategista e Consultora de Branding para empresas. Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, com MBA em Gestão Empresarial Estratégica na USP e treinadora pelo IBC -Instituto Brasileiro de Coaching. Instrutora de meditação pela linha Hatha Yoga Integral e idealizadora do projeto Marketing Zen que desenvolve desde 2018 marcas e lideranças conscientes, eficientes e criativas.