A publicidade desempenha um papel essencial na construção da marca de uma empresa. É por meio das estratégias criadas por profissionais da área que um negócio consegue comunicar seus valores, diferenciais e promover seus produtos ou serviços de forma eficaz para o público-alvo. De acordo com o publicitário Fábio Schmitz, a publicidade não apenas informa os consumidores sobre a existência de uma marca, mas também cria associações positivas, emocionais e duradouras na mente do público.
Há mais de duas décadas no mercado e à frente de uma das agências mais tradicionais do Sul do Brasil – a Seven Comunicação Total, Schmitz pontua que uma das principais funções da publicidade na construção da marca é criar consciência e reconhecimento. Para isso, são necessárias estratégias criativas e consistentes, baseadas nas peculiaridades e necessidades de cada empresa, para moldar sua identidade e influenciar a percepção do público sobre ela.
“Cada objetivo de comunicação exige uma abordagem específica. Enquanto algumas marcas buscam aumentar o conhecimento do público sobre seu produto ou serviço, outras podem querer reforçar sua imagem como líderes em inovação ou transmitir uma mensagem socialmente responsável, por exemplo. Por isso, é fundamental saber escolher as ferramentas ideais para cada caso. É essencial conhecer bem o público-alvo, suas preferências e comportamentos para selecionar os canais e formatos que terão um impacto mais significativo”, comenta o publicitário.
Atualmente existem diversas opções de mídia disponíveis, desde anúncios na televisão e rádio até publicidade online e marketing nas redes sociais. A televisão, por exemplo, é uma poderosa ferramenta para atingir um grande público e transmitir mensagens persuasivas por meio de anúncios impactantes e envolventes. Já as redes sociais oferecem a possibilidade de segmentação precisa, alcançando audiências específicas e permitindo uma interação mais direta com os consumidores. A melhor forma de comunicar será definida de acordo com a expertise da agência de publicidade responsável pela campanha.
Nesse ponto, Schmitz destaca algumas questões intrínsecas à relação agência cliente: confiança e receptividade. Segundo ele, a colaboração entre a empresa e a agência de publicidade é fundamental para que haja sucesso. As agências possuem conhecimento e expertise no campo da publicidade, mas é o empresário que conhece melhor o seu negócio e seus clientes. É uma combinação de conhecimentos que resulta em uma estratégia de comunicação eficaz.
“É importante que o empresário confie no conhecimento da agência, esteja disposto a receber o que é proposto e a colaborar ativamente. Ao compartilhar informações detalhadas sobre a empresa, seus valores, objetivos e público-alvo, e estar aberto a investir para que as ideias possam ser colocadas em prática, a agência pode criar campanhas mais alinhadas com a identidade da marca”, destaca.
A colaboração entre a empresa e a agência também envolve acompanhar de perto os resultados e realizar ajustes quando necessário. O monitoramento e a análise dos dados são essenciais para avaliar a eficácia das estratégias de publicidade e fazer melhorias contínuas.
No entanto, é importante destacar que a publicidade é apenas um componente da construção da identidade de marca. A consistência e a autenticidade nas ações e na comunicação da empresa são igualmente importantes. Uma marca que promove uma imagem na publicidade, mas não a reflete em suas práticas cotidianas, pode acabar prejudicando sua reputação.