O Big Brother Brasil 2023 (BBB23) começou no último mês e o trabalho dos patrocinadores está atraindo a atenção dos telespectadores. A divulgação das cotas de patrocínio mostrou que os valores que as empresas estão investindo aumentam a cada edição. Nos últimos cinco anos, o pacote mais caro saltou de R$ 37 milhões para R$ 105 milhões. Marcas como Mercado Livre, Stone, McDonald’s e TikTok estão entre as que garantiram vaga na casa mais vigiada do país.
Um levantamento feito pela Globo, com base em análises da edição de 2022, apontou que o BBB vem se tornando cada vez mais uma vitrine para estas empresas. O programa consegue gerar 95% do interesse do público e 80% de recall médio, ou seja, a lembrança em relação a estas marcas. Além disso, 76% passam a considerar mais as empresas anunciantes no momento de realizar futuras compras.
Além das ativações físicas em provas e atividades no confinamento, um dos mecanismos utilizados pelos patrocinadores é a divulgação de QR Codes durante certo tempo de tela. Por meio deste recurso aparentemente simples, é possível que os telespectadores interajam diretamente com os aplicativos. Porém, este não é o único motivo que faz com que as marcas busquem garantir este espaço na TV.
A Adjust, plataforma mundial de analytics mobile, deu uma espiadinha no BBB e listou as principais razões pelas quais as marcas estão investindo cada vez mais em campanhas com QR Code:
- Expandir o reconhecimento de marca
Os QR Codes são uma excelente ferramenta para trazer usuários do mundo físico para o mundo digital. Ao investir em alguns segundos de apresentação do código, as empresas buscam atrair a curiosidade dos consumidores que irão escaneá-lo para saber mais sobre seus serviços e possíveis ofertas que estarão atreladas à campanha.
Afinal, destacar-se da concorrência na loja de apps nos smartphones nem sempre é fácil. Por isso, com esta visibilidade na televisão, as marcas garantem uma porta de entrada direta para que seus clientes em potencial acessem diretamente seus apps, eliminando a necessidade de pesquisa ou, até mesmo, que deixem para depois, diminuindo as chances de engajamento.
- Aumentar o número de usuários e clientes
Gerar instalações é um dos principais motivos e também uma das principais formas que os patrocinadores conseguem visualizar numericamente os resultados trazidos por esse tipo de campanha.
Quando um download é gerado, é então que entra o trabalho das plataformas de mensuração utilizadas, também conhecidas como MMPs (Mobile Measurement Partner), que irão gerar relatórios e análises sobre quantas pessoas instalaram, quanto tempo passam nesses aplicativos, entre outras métricas que servirão como um prato cheio para que os profissionais de marketing destas marcas comecem a formular estratégias cada vez mais direcionadas e personalizadas para o público-alvo.
- Melhorar a experiência do usuário
Uma grande vantagem dos QR Codes é que eles fornecem a opção de criar links diretos para seções específicas nos aplicativos, economizando tempo e energia dos telespectadores para localizar categorias e produtos por conta própria. As plataformas de mensuração das campanhas podem oferecer este recurso às empresas, garantindo também análises ainda mais específicas sobre como o consumidor irá interagir com aquele tipo de conteúdo.
Além disso, este tipo de marketing de QR Code tem se consolidado cada vez mais como um forte recurso para as campanhas publicitárias em CTV – TVs Conectadas. As marcas já entendem que seus clientes em potencial podem simplesmente estar sentados em casa assistindo ao seu programa favorito, como o BBB, tendo o seu celular em mãos.
“Tudo o que uma marca precisa é oferecer ao seu público a opção de responder diretamente ao anúncio, simplesmente digitalizando um QR Code para começar a utilizar o app de forma espontânea”, explica Marina Andriolli, Country Manager no Brasil da Adjust.
Com 91% dos brasileiros consumindo semanalmente conteúdos de streaming na TV, as marcas irão procurar investir cada vez mais em anúncios nesses espaços para garantir a liderança entre as preferências dos usuários.