A Optimove, plataforma líder em marketing focado no cliente, anunciou hoje a aquisição da Adact, provedora inovadora de soluções de marketing gamificado. A ferramenta da empresa comprada, fundada na Estônia, permite que marcas criem experiências interativas de gamificação, incluindo loterias, quizzes, jogos de previsão e mini games personalizados, e vem para fortalecer as soluções orquestradas por IA da Optimove. Com essa movimentação estratégica, a Optimove aprimora sua plataforma de marketing baseada em Inteligência Artificial ao integrar a avançada tecnologia de gamificação da Adact, transformando a experiência do cliente desde a aquisição até a retenção e depois a reativação. As experiências gamificadas da Adact serão integradas à plataforma da Optimove, pioneira no conceito de marketing Positionless – abordagem que elimina barreiras entre funções e dá autonomia aos profissionais para criar e otimizar campanhas de forma ágil, combinando dados, automação e criatividade. Com a novidade, as marcas poderão potencializar o engajamento com os clientes e aumentar as taxas de conversão em até 80% com recursos inovadores, como:
- Desenvolvimento de experiências interativas, como mini-games e landing pages, para coletar dados primários (zero-party data) e enriquecer perfis de clientes na plataforma da Optimove.
- Ativação de experiências gamificadas personalizadas como parte de jornadas multicanal orquestradas por IA, garantindo que cada cliente tenha acesso ao jogo mais adequado ao seu perfil.
- Integração de experiências gamificadas dentro das plataformas digitais das marcas, impulsionadas pelo Opti-X, solução da Optimove que usa IA e automação para entregar recomendações de conteúdo personalizadas em tempo real, para alcançar taxas inéditas de conversão e retenção.
- Mensuração do impacto das experiências por meio de grupos de controle, utilizando a plataforma de dados do cliente da Optimove para quantificar o impacto incremental da gamificação em qualquer KPI de negócios.
A Optimove também estabelecerá um centro de desenvolvimento em Tallinn, na Estônia, focado na integração da tecnologia da Adact e na expansão de suas capacidades para a próxima geração de gamificação e engajamento com foco em fidelização. O fundador e CEO da Adact, Kalev Kärpuk,liderará a divisão de soluções gamificadas dentro da companhia e supervisionará as operações da nova unidade. Além disso, a empresa planeja expandir sua equipe no local para apoiar o crescimento contínuo de suas funcionalidades de gamificação e fidelização. A estratégia de marketing Positionless da Optimove O conceito de marketing Positionless foi inspirado no esporte, onde atletas são versáteis e desempenham várias funções, como LeBron James no basquete ou Jauan Jennings no futebol americano. Em vez de se limitar a um papel específico, esses profissionais possuem habilidades que transcendem funções tradicionais, adaptando-se a diversas situações e desafios. No marketing, isso significa que o profissional não deve se restringir a uma função específica, como gerenciamento de marca ou criação de conteúdo, e pode executar campanhas de forma independente, oferecendo o seguinte:
- Poder dos Dados: acesso imediato a insights e segmentações de clientes para campanhas personalizadas, sem a necessidade de assistência técnica.
- Poder Criativo: ferramentas para criar assets de campanhas, como textos e elementos visuais, sem depender de equipes criativas.
- Poder de Otimização: automação e testes para otimizar campanhas, diminuindo a necessidade de analistas dedicados.
A plataforma da Adact se alinha a essa estratégia, pois permite que profissionais de marketing implementem campanhas gamificadas sem necessidade de programação ou suporte técnico. “A Optimove é uma referência global em marketing de engajamento do cliente, por isso a oportunidade de dar continuidade à nossa trajetória junto deles era imperdível. Com a fusão, serão feitos mais investimentos no desenvolvimento do nosso software de gamificação. Além disso, os clientes da Optimove terão acesso preferencial e em primeira mão às nossas soluções de gamificação dentro da plataforma,” comentou Kalev Kärpuk. “As soluções de gamificação da Adact permitem que os profissionais de marketing criem e lancem campanhas interativas de forma independente, aumentando o engajamento e a retenção dos clientes. Após avaliarmos diversas opções no mercado, identificamos que a tecnologia deles se alinha perfeitamente à nossa visão de marketing Positionless,” afirmou o CEO da Optimove, Pini Yakuel. “A plataforma intuitiva, adaptável e sofisticada da Adact complementa a Optimove perfeitamente. Por isso, juntos estamos expandindo a gamificação, a fidelização e as experiências de marketing de próxima geração—oferecendo às marcas mais formas eficazes de engajar seus clientes”, completou Yakuel.
Adact no Optimove Connect 2025 A Adact será um dos destaques do Optimove Connect, conferência anual da Optimove que ocorre entre os dias 19 e 20 de março, em Londres. Durante o evento, os profissionais de marketing presentes terão a oportunidade testar as soluções da empresa e criar campanhas gamificadas na prática.