A Ossel Ensina, que visa elevar os padrões do setor, por meio do programa de educação corporativa da Ossel Assistência (Organização Sorocabana Seol Empreendimentos de Luto), há 37 anos atuando no segmento funerário, inicia em março o programa Felicidade, Bem-estar e Sabedoria, voltado para cerca de 700 colaboradores do grupo, abrangendo as regiões do Grande ABC e Sorocaba. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional por meio do cultivo de virtudes essenciais no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente mais ético, colaborativo e produtivo. Ao lançar o programa, a Ossel Ensina também desenvolverá uma Cultura Organizacional que irá atender todas as Normativas de Lei NR 1 com objetividade e transparência.
O programa, conduzido de forma contínua até 2026, tem como foco a abordagem dos valores fundamentais como integridade, responsabilidade, empatia, justiça e cooperação. A iniciativa tem na gestão a autora do projeto OSSEL Ensina, Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da unidade OSSEL Assistência de São Caetano. Segundo ela, o objetivo é ter colaboradores cada vez mais qualificados, com saúde mental e física. “Trabalhamos em um setor que lidamos com as pessoas em um momento de extrema vulnerabilidade e dor. Por isso, nosso time tem que estar sempre no seu melhor momento para acolher e realizar o trabalho de excelência que oferecemos. Olhar para nosso quadro de funcionários é olhar para nosso cliente. Precisamos de um time diferenciado e, por isso, programas que lhes ofereçam qualidade, tanto de vida quanto profissional, são essenciais.” Vale reforçar que a OSSEL Assistência é a primeira funerária a formar, educar e certificar em nível estadual (Estado de São Paulo, com registro em cartório).
O programa Felicidade, Bem-estar e Sabedoria está sob a operação da Cléia Alessandra da Silva, coordenadora de Recursos Humanos da Ossel Assistência, e do professor, filósofo e cientista comportamental Ives Alejandro Munoz, coordenador acadêmico da Ossel Ensina, que também é especialista em felicidade, bem-estar e sabedoria prática. Segundo Munoz, o programa vai além das iniciativas convencionais, integrando múltiplos pilares de bem-estar, como saúde mental, bem-estar financeiro, relações sociais e qualidade de vida.
“Os programas de felicidade e bem-estar já existem em diversos países, mas, muitas vezes, são superficiais ou focados apenas em saúde mental e física. Nosso objetivo é construir uma abordagem mais ampla e estruturada, que contemple diversas dimensões do bem-estar do colaborador”, afirma Munoz. O programa inclui palestras, consultorias e iniciativas práticas, como monitoramento de saúde, educação financeira e incentivo à qualidade de vida.
“Ao longo do curso é esperado que os colaboradores promovam um ambiente mais ético, colaborativo e produtivo, impactando positivamente as relações interpessoais e nos resultados da marca, consolidando assim uma cultura de excelência”, define Cléia.
As atividades são implementadas gradualmente, com previsão de início no final de fevereiro e expansão ao longo dos anos. A participação é aberta a todos os colaboradores, desde diretores até equipes de atendimento e serviços gerais, reforçando o compromisso da Ossel Assistência com o desenvolvimento humano e organizacional.
A Ossel Assistência, presidida pelo empresário Cesar Marchetti, faz parte do Grupo Unifor, também comandado por Marchetti, e reforça sua relevância no setor funerário ao alcançar R$ 166,8 milhões em valor de mercado este ano. Segundo ele, o objetivo da marca sempre foi ressignificar um momento voltado à tristeza e ao luto, com o que há de melhor para nossos associados, que já somam 1 milhão e meio no Estado de São Paulo. “Para fazermos isso com excelência é preciso ter funcionários bem e felizes, para que possam acolher as pessoas que enfrentam um dos piores momentos da vida”, ressalta Marchetti.