A marca Pantene abriu as portas do LAIC, Centro de Inovação da P&> na América Latina, pela primeira vez para profissionais, especialistas e jornalistas de beleza, acompanhados da embaixadora Marina Ruy Barbosa. A visita aproximou a marca desses experts ao promover para eles o contato com os bastidores de estudos e formulações, acompanhando de perto demonstrações ao vivo da performance dos produtos. Além disso, eles puderam conferir na prática as variedades de fórmulas, enfatizando a superioridade da tecnologia da marca e como toda etapa leva em consideração informações coletadas sobre as necessidades e a rotina do brasileiro, com o objetivo de proporcionar soluções que atendam às queixas do consumidor sobre os cuidados com os fios.
A iniciativa dá continuidade à estratégia educacional de Pantene. O grupo contou com pessoas que não só têm diferentes especializações e um conhecimento profundo sobre cuidados capilares, mas que também representam com seus próprios cabelos a diversidade de curvaturas, cores e necessidades. “Os cabelereiros, visagistas, tricologistas e outros peritos que trabalham com cabelos são os influenciadores do cotidiano. A ideia de estabelecer um contato com eles vai além de estreitar o relacionamento e busca criar um espaço de troca muito fértil para ideias, alinhadas com a nossa busca contínua por entendermos cada vez mais o consumidor local e suas necessidades. Queremos seguir munindo esses profissionais com o máximo de informações sobre a marca, para que esse conhecimento profundo culmine em uma relação de confiança e que reflita a desmistificação do cuidado capilar para o consumidor final”, explica Natalia Diaz, diretora de marketing de Pantene.
Os especialistas de beleza conheceram em detalhes o portfólio completo da marca, exposto minuciosamente por cientistas, e, com a visita aos laboratórios, puderam ter um contato mais profundo com os produtos e equipamentos fundamentais para desenvolvimento e teste dos produtos. A presença da embaixadora Marina Ruy Barbosa ainda permitiu que a atriz e empresária compartilhasse com o público seus produtos favoritos de Pantene, dicas de cuidado capilar e empreendedorismo, além de contar pormenores de campanhas icônicas e memórias inesquecíveis que viveu ao lado da marca, como o lançamento das ampolas.
O mercado brasileiro é de extrema importância para Pantene, sendo o terceiro maior mercado potencial para a P&>, grupo do qual a marca faz parte. Em 2019, a P&> inaugurou o LAIC (Latin America Innovation Center) em Louveira, São Paulo, um dos 13 centros de inovação da empresa no mundo, que permitiu que a marca estudasse de forma ainda mais aprofundada os hábitos e anseios do consumidor brasileiro, o que sempre foi uma prioridade para Pantene.
Entre os espaços laboratoriais da empresa, é o único no mundo que conta ainda com fábrica e centro de distribuição no mesmo local, promovendo mais agilidade no teste, prototipagem, produção e entrega de novidades para o mercado brasileiro. Sua estrutura atende os padrões globais da empresa e desenvolve produtos e fórmulas para toda a América Latina, com ambientes que replicam a rotina do consumidor, equipamentos tecnológicos para teste prático dos produtos, impressoras 3D para prototipagem e um time de 150 cientistas de mais de 8 nacionalidades, sendo a maior parte desses profissionais mulheres, responsáveis por aproveitar ao máximo essa estrutura, a fim de contribuir para as 15 mil pesquisas anuais que a P&> realiza ao redor do mundo e resultam em produtos que entregam performance e experiência diferenciada para cada tipo de cliente.
“Há mais de 70 anos, Pantene carrega a missão de proporcionar para todos os tipos de fios um Cabelo Pantene diariamente, não apenas como padrão estético, mas como instrumento de empoderamento e preservação da saudabilidade dos fios. Para alcançar esse objetivo, buscamos inovar tanto nos produtos que desenvolvemos como na experiência que proporcionamos entre a marca e os clientes. Estabelecer canais de comunicação confiáveis é a chave para criarmos uma comunidade de pessoas que compartilham histórias inspiradoras e conhecem na prática a alta qualidade dos produtos e a curadoria cuidadosa de fórmulas que compõem as linhas de Pantene”, conclui a executiva.
Inovação desde a origem
A história de Pantene começa na década de 40, com a descoberta da Pro-vitamina B5. Com o tempo, os cientistas suíços, responsáveis pela novidade, perceberam que o que era para ser um cicatrizante tinha um poder ainda mais potente no fortalecimento e no crescimento dos pelos. Em pouco tempo, ela se tornou um tônico capilar altamente valorizado e luxuoso, e a autoridade mundial em eficácia de vitaminas, o Swiss Vitamin Institute, certificou a fórmula da Pro-vitamina B5 de Pantene.
Desde então, a marca nunca parou de inovar. Além do lançamento das ampolas, em 2012, cuja potência e formato prático só se encontravam nos tratamentos profissionais, em 2016, a marca lançou supercondicionadores, como a linha 3 Minute Miracle, que condicionam e reparam o fio em apenas 3 minutos*. Após 8 anos de pesquisa e 3 patentes, Pérolas Pro-Vitaminas visíveis foram apresentadas com partículas únicas no mercado, que liberam milhões de lipídios que se dissolvem no creme e no cabelo, proporcionando uma experiência sensorial inovadora e resultados surpreendentes.
A força motora por trás de cada uma das inovações e produtos pioneiros de Pantene sempre foi o consumidor, as suas necessidades e o constante questionamento de como é possível aprimorar a rotina dele com produtos que entreguem performance e experiência.
Big Brother Brasil como reflexo da casa do brasileiro
Pantene deu um passo importante nessa jornada educacional dos consumidores com uma ação lançada dentro do Big Brother Brasil 2024, disponibilizando um quiz didático que ajuda os participantes a descobrirem a linha ideal da marca para suas necessidades capilares. Com isso, a marca está educando-os na elaboração do cronograma capilar adequado usando os produtos da marca, proporcionando um exemplo de como a plataforma funciona e, a fim de expandir para fora da casa, permitindo que o público geral teste a plataforma nos canais do GShow e encontrem o produto Pantene ideal para seus cabelos.
Adicionalmente, na terça-feira (27/02), os participantes puderem ter um momento de autocuidado. Em meio à rotina intensa do reality, a ação foi inspirada na dinâmica de “Hair SPA”. Com orientações passadas por Ana Clara, apresentadora da Rede Globo, os participantes aprenderam mais sobre as linhas de tratamento com pérolas Pro-Vitaminas visíveis nos produtos e como identificar a mais adequada para o próprio cabelo. A iniciativa teve como objetivo promover empoderamento e relaxamento aos participantes – proporcionando cabelos saudáveis, finalizados e estilizados de acordo com o desejo deles – ao mesmo tempo que reforçou o pilar educacional da marca a partir de dicas de cuidados com os cabelos, demonstrado na prática justamente por um público muito importante: os profissionais de cuidados capilares. A ação repercutiu muito nas redes sociais pelo visual impactante dos participantes e provou que os produtos Pantene podem ser usados em todos os tipos de cabelo.
“Sabemos que o BBB é uma plataforma multicanal que nos possibilita participar das conversas dos internautas e entender melhor o cenário atual dos clientes, mas também nos dá espaço para enfatizar nossas iniciativas como marca para um público maior. Nesse caso, as ações no BBB estão refletindo justamente esse atributo educacional, que visa desmistificar o mundo do cuidado capilar, como montar o cronograma ideal para si próprio com nossas linhas e formulações, ao mesmo tempo que já introduz para o público como os experts são aliados essenciais da marca, tanto na construção de uma rotina capilar com Pantene em casa, focada na saudabilidade dos fios, quanto na manutenção da autoestima das pessoas”, explica Thiago Nakashima, diretor das marcas de Hair Care da P&> Brasil.
O espaço foi personalizado com a identidade visual de Pantene, contemplando lavatório, penteadeira para estilização dos fios com ferramentas de calor, painéis com vídeos em 3D dos produtos, poltronas e local com comes e bebes. Além disso, a marca preparou um ambiente especial para a produção de conteúdo, com uma parede composta por balões dourados, que fazem referência às pérolas Pro-Vitaminas solúveis e visíveis, e um ventilador especial, ativado por um botão, para promover um momento de glamour com os fios tratados, mostrando que todos podem conquistar um Cabelo Pantene com as linhas de tratamento da marca. Dessa forma, todos os participantes puderam se tornassem embaixadores da marca por um dia.
A ação gerou um sentimento de revitalização nos participantes, que deram depoimentos de que se sentiram renovados e felizes com a experiência, o que também movimentou as redes sociais, com o nome de Pantene entrando nos Trending Topics do Twitter/X em tempo real, ao mesmo tempo em que a ação acontecia. “A pluralidade de fios e a maneira como as mulheres se sentem muito mais empoderadas e confiantes quando estão com seus cabelos em sua melhor versão foram o ponto alto da ação. Pudemos assistir a diferentes reações e conteúdos produzidos pelos próprios participantes, que variaram entre falas muito divertidas, cheias de trejeitos e poses, e relatos muito comoventes, que estão viralizando nas redes sociais e ressaltam a importância do autocuidado. Queremos promover essa sensação para todas as pessoas no dia a dia e, alinhados com a missão e o propósito da marca, os discursos destacam a relação que existe entre o resultado e superioridade do produto com o impacto emocional que um cabelo bem cuidado causa na autoestima e na confiança das consumidoras”, comenta o executivo.
Para acompanhar todas as iniciativas de Pantene, siga as páginas de PanteneBrasil no Instagram e no Twitter/X. No TikTok, também é possível acompanhar mais sobre as ativações da marca no BBB com o Plantão da Pan, realizado quinzenalmente.
*Dano a suavidade medido em cabelo com dano químico, térmico e mecânico