Personalização do varejo, experiência digital, IA generativa no atendimento ao cliente e Retail Media 2.0 – monetização inteligente de audiência com precisão e automação. Essas foram algumas das principais tendências apontadas para o varejo durante o Retail Connections. O evento foi promovido pela Adobe e reuniu executivos de grandes empresas – como Grupo Pão de Açúcar, Granado, CVS e Carrefour – para compartilhar experiências e debater as principais tendências globais do setor. A proposta foi conectar o mercado às inovações tecnológicas, com destaque para a personalização e inteligência artificial.
Camila Miranda, Marketing Leader da Adobe no Brasil e responsável pelo evento, destacou a importância da experiência do consumidor. “Reunir grandes players do mercado fortalece conexões e cria um ambiente de troca de visões, inovações e aprendizado sobre as melhores ferramentas tecnológicas que geram valor real para o varejo”, afirmou a executiva. “Neste evento, por exemplo, trouxemos as principais tendências da NRF para mostrar o impacto da personalização no setor.” Camila se referiu à maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York e que recebe 40 mil profissionais de vários países.
A inteligência artificial foi um dos temas mais debatidos. Para Olivia Best, Líder Global de Estratégia Digital de varejo da Adobe em Nova York, a IA funciona como um “facilitador e orquestrador da jornada do consumidor, ajudando as empresas a personalizar a comunicação e a oferta de produtos”. A executiva trouxe para o Brasil insights das principais tendências de tecnologia entre os executivos e empresários do setor. “Os varejistas dos EUA e do Brasil estão passando pelos mesmos desafios: como escalar em personalização para todos os clientes, atingindo diferentes canais de comunicação de uma maneira conectada”, conta Olívia.
A integração entre os ambientes físico e digital – conhecida como phygital – é uma realidade, mas o desafio das empresas é adotar tecnologias que tornem a experiência de compra mais fluida. Douglas Montalvao, General Manager da Adobe, ressaltou que o consumidor já não diferencia os canais online e offline. “As empresas precisam estar preparadas, focando em soluções que melhorem a jornada do cliente e no uso estratégico de dados para aumentar conversões”, explicou.
O uso inteligente de dados e tecnologia permite mapear oportunidades de negócios, viabilizar a expansão de companhias brasileiras para mercados globais e melhorar a experiência do consumidor. Pablo Pilon, Head de Produtos da Adobe, reforçou que a empresa atua com dois focos principais: produção de conteúdo em escala e eficiência operacional. “A incorporação da IA nas interações entre clientes e empresas otimiza a experiência e potencializa resultados”, disse.
Aplicação de conceitos do Retail Media 2.0 para monetizar audiências com precisão e automação, conversão de interações em vendas, estratégias de phygital e omnicanalidade foram destaques no Retail Connections como tecnologias e ferramentas que, quando bem aplicadas, podem transformar o varejo e gerar vantagem competitiva para as empresas que atuam no setor.