Estudo exclusivo realizado pela Croma Consultoria no fim de 2024, titulado “Futuro da relação do brasileiro com dinheiro e finanças”, mostra que entre os usuários que pretendem continuar utilizando carteiras digitais, PayPal se destaca com uma alta taxa de 52%, sendo ainda mais expressivo entre a classe alta com 71%. A forte lealdade à marca pode ser atribuída a sua reputação consolidada, segurança nas transações realizadas e ampla gama de serviços oferecidos.
PicPay e Mercado Pago dividem o segundo lugar com 33%. Ambos são populares no cenário brasileiro. PicPay, especialmente, é relevante para a Classe A, na qual 42% dos usuários demonstram intenção de continuar usando, destacando-se pela facilidade de pagamentos entre amigos e pela oferta de promoções atraentes.
Mercado Pago, por sua vez, tem uma forte conexão com a Geração X, que apresenta uma taxa de 43% de intenção de uso. Isso sugere que a plataforma está conseguindo cativar uma faixa etária que valoriza a praticidade de compras on-line e o acesso a serviços financeiros. Outras marcas como PagBank (21%), Google Pay (16%) e Iti (12%), apresentam taxas de intenção mais modestas, indicando uma base de usuários em crescimento, mas que ainda não atingiram o mesmo nível de lealdade das líderes do mercado. 99Pay (10%) e RecargaPay (8%) enfrentam desafios significativos, o que sugere uma necessidade de estratégias mais eficazes para aumentar o engajamento.
“A popularização das carteiras digitais representa uma mudança de paradigma no comportamento financeiro. Essa transição não é apenas uma evolução tecnológica, mas também uma transformação cultural. Às gerações mais jovens buscam soluções que aliem praticidade, segurança e inovação e as carteiras digitais atendem exatamente a essas necessidades. Para o mercado, isso significa um movimento em direção à desburocratização e à inclusão financeira, além de abrir novas oportunidades de negócios e modelos de consumo”, afirma Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
PayPal, Mercado Pago e PicPay são consideradas as carteiras digitais mais confiáveis
As três marcas que despontam na liderança do segmento também são as mais citadas como as mais confiáveis do mercado. PayPal (34%), Mercado Pago (34%) e PicPay (25%). Em contraste, o Bitz (31%), por não ser conhecido pela maioria, é considerado o menos confiável. 99Pay (20%) e Ame Digital (17%) compartilham uma percepção negativa similar.
Os mesmos fatores que tornam as marcas líderes as preferidas entre novos usuários e as que têm mais lealdade entre os clientes existentes, também acabam contribuindo para sua reputação de confiabilidade. Por outro lado, Bitz, 99Pay e Ame Digital podem estar sendo vistas como menos confiáveis devido a problemas de instabilidade, suporte inadequado e insegurança, além de uma imagem de marca menos sólida. Para melhorar essa percepção, essas plataformas precisam investir na melhoria da experiência do usuário e na gestão da reputação da marca.
“Elas representam mais do que uma ferramenta de pagamento – são um reflexo de um mundo cada vez mais conectado, onde o controle financeiro está ao alcance de um clique. Para os mais jovens, é uma forma de empoderamento financeiro, enquanto para as gerações mais velhas, é um passo importante para a adaptação ao novo cenário digital”, completa o especialista.
O estudo ouviu 1000 brasileiros com entrevistas realizadas em agosto de 2024 com resultados ponderados para representar o total da população brasileira. Margem de erro de 3 p.p e nível de confiança em 95%.