Uma pesquisa realizada pela agência de marketing digital Dbout Mídia com mais de 150 clientes demonstrou que abordar um cliente em canais digitais em menos de 10 minutos aumenta as conversões em até 70%. Por outro lado, um estudo da Ramper apontou que apenas 12% das 1.900 empresas ouvidas respondem nesse intervalo de tempo. Além disso, quase 50% afirmaram que demoram de uma a mais de 24 horas para interagir com o potencial cliente.
“Isso demonstra que a maioria das empresas brasileiras ainda não têm um processo de atendimento em seus times comerciais bem estruturado para garantir essa abordagem rápida, que é fundamental para a conversão do cliente”, afirma Luis Parrella, fundador da Dbout, que atua no segmento de clínicas odontológicas.
Ele afirma que essa é uma das premissas básicas do trabalho realizado pela agência. “Nossos clientes têm um incremento médio de 50% do faturamento através da nossa metodologia que tem como base esse atendimento rápido. Deixamos claro para as clínicas que atendemos que sem isso, pouco adianta investir em marketing digital”, ressalta.
O empresário, que também é dono de duas clínicas odontológicas, afirma que uma alternativa é recorrer à automação, mas tomando muitos cuidados. “Hoje utilizamos robôs que respondem de maneira automática e iniciam o atendimento para o atendente. A automação é o futuro, mas o uso dela em grande parte das operações é errada! O ideal é usá-la em coisas básicas, antecipando objeções que sempre ocorrem no processo de vendas e gerando confiança para os leads, para coletar os dados que são importantes no processo de atendimento, para criar o lead score e não perder vendas”, afirma Luis.
A Dbout já gerou mais de 100 milhões de leads para as clínicas atendidas ao longo de dois anos e meio. Nesse período, Luis percebeu que a agilidade do atendimento é fundamental. “Realizamos a pesquisa apenas para comprovar alguma que internamente já sentíamos. O engajamento do cliente nos primeiros minutos é muito maior. Quanto mais tempo passa, o interesse cai drasticamente, pois ele interage com outros conteúdos e até esquece que se cadastrou naquele anúncio”, destaca.
Ele afirma que um dos pontos cruciais no processo de vendas é a escuta ativa. “Isso é fundamental para entender qual a melhor necessidade daquele cliente e fazer o pitch de vendas de acordo com o que ele precisa. E aqui não cabe automação, tem que ser um atendimento humano munido dos dados fornecidos pelo robô no início da abordagem”, ressalta.