Desde o surgimento da Covid-19, o mundo enfrenta um grande desafio. As pessoas redescobriram formas de se comunicar à distância, as marcas precisaram ampliar sua presença digital e adaptar seus discursos, os artistas estão cada vez mais presentes em lives e os criadores de conteúdo desempenham, agora, um novo papel no mercado. Para entender esse cenário que se desenha, a Squid, empresa especializada em marketing de influência, realizou um estudo com seguidores de criadores de conteúdo para entender o comportamento da audiência dos creators e os impactos do distanciamento social no consumo de bens e conteúdo. O aumento do uso do celular, por exemplo, aumentou em 88,4%, 62,1% da TV e computador 43,6%.
Ao analisar o uso das redes sociais, os destaque ficam entre o Instagram e o Youtube, com respectivamente 90% e 70% das respostas. Entre as atividades estão acompanhar lives (50%), acompanhar notícias do Brasil e do mundo (43,9%) e interagindo mais em publicações de familiares e amigos. “O distanciamento social acelerou transformações que já vinham acontecendo. Estamos falando de mudanças permanentes na forma de se trabalhar, consumir e se relacionar. As pessoas redescobriram formas de se comunicar à distância, videochamadas nunca foram tão utilizadas e as marcas precisam ampliar sua presença digital e adaptar os discursos”, diz Isabela Ventura, CEO da Squid.
Ao analisar a percepção da audiência sobre o que as marcas deveriam fazer no período da quarentena, conclui-se que a grande maioria (mais de 67%) acha que as marcas deveriam continuar com a publicidade, porém pensando em novas abordagens. “Isso mostra que o público espera que as marcas busquem novas formas de abordagem que faça sentido para o momento que estamos vivendo”, comenta Isabela. Outro ponto é que mais respondentes acham que as marcas devem aumentar a publicidade do que parar completamente com a veiculação de mídia (5% contra 3%).
“Mais do que nunca, as marcas devem buscar gerar valor para a sua comunidade para continuarem relevantes para seus consumidores e acompanharem as mudanças e um momento de disrupção na forma de se produzir e consumir conteúdo”, diz a executiva. “Temos acompanhado algumas marcas que já entenderam essa importância e estão guiando essa mudança”, conclui Ventura.
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