Neste mês de outubro, quando se comemora o Dia da Música Popular Brasileira e do Compositor Brasileiro, a PECK, produtora carioca criada por Péricles Mecenas, vai reunir artistas nacionais em shows exclusivos em um grande festival de música, o Clássicos do Brasil, que acontece na Marina da Glória, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, nos próximos dias 18, 19 e 20/10.
Com patrocínio master e apresentação da Petrobras, pela primeira vez, o evento celebra a brasilidade e os grandes ícones da MPB, com um line-up diferenciado, destacando a pluralidade da música nacional. Titãs, Ira!, Biquini Cavadão, Samuel Rosa, Nando Reis, Alcione, Simone e Diogo Nogueira, Maria Gadú, Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy se apresentam durante os três dias do festival, que também conta com o patrocínio da Claro, Amstel e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
“O festival Clássicos do Brasil é uma celebração aos grandes ícones da cultura brasileira e a Petrobras também é um ícone do Brasil. A sintonia entre a marca da Petrobras e nosso festival é perfeita, nosso palco, por exemplo, é inspirado nas bandeiras de todos os Estados da federação e a Petrobras, no topo, porque, mais do que uma marca, é também um símbolo da brasilidade “, afirma Péricles Mecenas, conhecido no mundo artístico como Peck, mesmo nome dado a sua empresa. .
Para a Petrobras, é motivo de orgulho valorizar a cultura brasileira e apoiar a pluralidade de manifestações que fazem o país ser tão único. A empresa acredita na cultura como força transformadora da sociedade e agente impulsionador do desenvolvimento, algo que vem fazendo de forma contínua, incentivando as mais diversas ações, há mais de 40 anos.
“Investimos em muitas formas de energia, e a cultura certamente é uma delas. Para a Petrobras, é uma grande satisfação patrocinar o Clássicos do Brasil, que caminha com o nosso propósito e traz a brasilidade da nossa música, celebra artistas que fazem parte da história da MPB, tão rica e aclamada mundo afora” afirma Milton Bittencourt Neto, gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras.
Segundo o CEO da PECK, com a Claro, empresa que patrocina também o Rio Jazz Fest, a parceria vem de longa data. “As ativações da Claro são sempre um ponto alto nos nossos eventos. São muitos anos de parceria e sintonia fina – passamos 2024 juntos em todos os nossos festivais na Marina da Glória e terminaremos o ano com Claro Diversão no Parque, em Niteròi e Madureira, para iniciarmos 2025 com pé na areia no Claro Verão Búzios e Claro Verão Rio”, conta, adiantando as novidades para o próximo ano, que também contará com eventos proprietários da PECK como o Festival de Inverno do Rio 2025 e o 90´s Festival.
Gabriela Derenne, diretora da Claro para regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, destaca o constante apoio da marca a festivais de música: “A Claro tem o histórico de patrocínio a grandes eventos no Rio, com o objetivo de unir as pessoas para uma vida mais divertida e produtiva. Estamos muito felizes em patrocinar o Rio Jazz Fest e o Clássicos do Brasil, que celebram em grande estilo a música brasileira. Além dos shows, o público pode contar com muita conectividade e ativações da marca no evento”, destaca Gabriela. Em ambos os festivais, a Claro fará uma ativação 3 em 1, com um espaço instagramável, o Photo Opportunity da campanha da Claro ☀ Música; um Karaokê com músicas brasileiras para o público soltar a voz e um Lounge com totens para carregar o celular.
Criadora de experiências
Mais de 1,5 milhão de pessoas vivenciam todos os anos os grandes shows e festivais produzidos pela PECK, que hoje, além de uma das maiores produtoras brasileiras, é uma empresa de criação de experiências inovadoras, por meio da música, que proporciona momentos inesquecíveis para o público e para os patrocinadores e apoiadores de seus eventos. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo e Espírito Santo, conta com uma agência de publicidade própria e dedicada ao seu calendário de eventos. São cerca de 20 labels e projetos proprietários de sucesso, como o Festival de Inverno do Rio, com sete edições, que já faz parte do calendário oficial de eventos da capital carioca, o Rio Jazz Fest; o Clássicos do Brasil; o Claro Verão Rio e o novíssimo 90’s Festival, que reúne grandes artistas e ícones dos anos 90.
“A PECK hoje trabalha com mais de dez marcas patrocinadoras, como Banco do Brasil, Claro, Amstel e Petrobras, e isso é uma grande conquista para uma empresa produtora de Cultura. São as marcas que permitem que nossos festivais sejam acessíveis ao público e, em contrapartida, entregamos experiências que marcam as pessoas para sempre. Temos orgulho de produzir cultura por paixão, há 22 anos. Os artistas nos conhecem e nossos eventos sempre tem algo de diferente, de especial para apresentar ao público”, ressalta. A PECK é atualmente uma das mais ativas do Rio e do Brasil, com mais de 100 atrações em quatro festivais, além de grandes eventos para marcas apenas no ano de 2024.
Entre outros projetos que fazem parte da trajetória da produtora brasileira estão o Oktoberfest Rio, Circuito Brahma Sertanejo, Arena N1 (mega evento de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2018), eventos da Copa América e Sertanejo in Rio. Shows internacionais de Pop, Rock e Reggae como Ben Harper, Ziggy Marley, Big Mountain e Maxi Priest também estão no currículo do CEO Péricles Mecenas, responsável pela produção executiva de DVDs de artistas renomados como Djavan (2002), Gabriel O Pensador (2002), Alceu Valença (2003) e Natiruts (2012).
Eventos sustentáveis
Sustentabilidade e eficiência são duas palavras-chave que regem a PECK, totalmente conectada às práticas ambientais, sociais e de governança, representada pela sigla ESG. “Dessa forma, conseguimos conquistar a confiança de empresas como o Banco do Brasil, Petrobras, Enel, Estácio, Claro, Ambev, Heineken, entre outras. Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU são sempre perseguidos em nossos projetos”, destaca Peck Mecenas.
Os eventos produzidos pela PECK também contam com estrutura premium como um dos diferenciais. O público encontra banheiros instalados em containers – mais espaçosos, bares com atendimento ágil para evitar grandes filas e um piso especial em todos os setores para dar mais conforto. Uma grande área coberta concentra os bares e as ativações das marcas. A estrutura dos eventos compreende ainda um palco principal, plateia comum, além de um lounge com acesso exclusivo, vista privilegiada do palco, mesas e bancos, banheiros e bares. Já o camarote conta com área coberta e vip com bar para convidados.
Para pessoas com deficiência (PCD), há uma estrutura apropriada, com cuidados que vão desde a entrada até as apresentações dos artistas. O público é recebido por monitores especializados, orientado e conduzido para uma plataforma localizada próxima ao palco com direito a um acompanhante. Se estiverem em um grupo, são acomodados próximos da grade para que possam interagir com os amigos. Quem preferir ficar na pista, conta com intérprete de libras e audiodescrição para deficiente visual.
“Priorizamos o conforto e a segurança do nosso público. Um grande diferencial nos nossos projetos, por exemplo, é a salinha de acolhimento que criamos para pessoas com transtorno do espectro autista e crises de ansiedade. Um terapeuta cuida do atendimento em um ambiente apropriado com abafadores de som, colchão e até incensos para que todos se sintam acolhidos”, ressalta o empresário.