Internet nada popular, celulares restritos a executivos e empresários, comunicação em massa por telefone fixo e cartas, domínio da mídia tradicional, hiperinflação no Brasil e o fim da Guerra Fria com a recente queda do Muro de Berlim. Esse era o cenário do mundo quando o Photoshop 1.0 foi lançado. Há 35 anos, o aplicativo mais famoso da Adobe fez sua estreia e mudou a forma de criação digital. Desde então, a ferramenta evoluiu continuamente, tornando-se um pilar essencial para designers, fotógrafos e artistas visuais em todo o mundo.
Desde a sua primeira versão, lançada em 1990 pelos irmãos Thomas e John Knoll, o Photoshop tem sido protagonista na revolução da edição de imagens. Seu impacto foi sentido desde os primórdios da computação gráfica até o cinema de Hollywood, onde foi utilizado na produção de efeitos visuais para clássicos como O Segredo do Abismo e Exterminador do Futuro 2.
O caminho até a inteligência artificial
Ao longo dos anos, o Photoshop expandiu seu alcance, tornando-se parte essencial da Adobe Creative Creative Cloud e levando seus recursos a novas plataformas. Em 2019, chegou ao iPad para oferecer aos criadores liberdade total para criar onde quiserem. Em 2023, a versão para navegadores web pulverizou ainda mais o acesso à edição avançada de imagens, ao incorporar uma experiência intuitiva para usuários de todos os níveis.
Nesse mesmo ano, a IA Generativa chegou ao Photoshop, com o lançamento do Firefly, a inteligência artificial da Adobe que elevou a criação de imagens para outro patamar, aumentando a produtividade e sendo apoio no processo criativo dos usuários. Entre as possibilidades que a IA trouxe para o aplicativo estão a facilidade em remover fundo e elementos indesejados, além do Preenchimento Generativo.
“O Photoshop é mais do que um simples software. Ele é uma plataforma de criatividade que se tornou um ícone cultural. Celebramos esse marco com muita alegria e ao mesmo tempo estamos preparados para um futuro vibrante que continuaremos construindo com a nossa comunidade criativa”, afirma Rodrigo Munhoz, diretor de vendas digitais da Adobe para a América Latina.
Conheça a linha do tempo com os principais fatos marcantes do Photoshop:
- 1990: lançamento da primeira versão do Photoshop – ferramentas pioneiras para edição digital.
- 1994: introdução das Camadas, permitindo a manipulação de elementos individuais dentro de uma imagem.
- 1998: introdução do Painel Histórico e Efeitos de Camada, facilitando edições complexas.
- 2001: lançamento do filtro Liquify, essencial para retoques e manipulações visuais.
- 2003: integração ao Adobe Creative Cloud e estreia do Adobe Camera Raw, revolucionando a edição de arquivos raw.
- 2007: lançamento do Adobe Photoshop Lightroom, complementando o fluxo de trabalho fotográfico.
- 2010: apresentação do Preenchimento com Reconhecimento de Conteúdo, isso facilitou remoções e substituições inteligentes.
- 2017: Adobe realiza exposição fotográfica “Infinitude”, no MIS (Museu de Imagem e do Som), com imagens de viagens registradas pelo criador do Photoshop, Thomas Knoll, que esteve no Brasil para prestigiar o evento.
- 2018: Photoshop recebe um Oscar técnico por sua contribuição ao cinema e efeitos visuais.
- 2019: o aplicativo chega ao iPad, oferecendo liberdade para criar em qualquer lugar.
- 2023: lançamento do Photoshop Web e do Preenchimento Generativo com tecnologia Adobe Firefly, impulsionando a criatividade com IA.