As Pinacotecas são grandes acervos com importância documental, histórica e de registro sobre a cidade e os artistas regionais. Os locais possuem uma relação muito íntima com a construção de identidade munícipe, pois resgatam e organizam memórias coletivas.
Na localidade estão presentes muitas das produções artísticas a respeito da cidade ou aquelas que foram produzidas por artistas munícipes. Lá, também, há obras de artistas de outras cidades que de alguma forma chegaram até o município. O acervo é constituído por telas, esculturas, gravuras, documentos, rascunhos de processos artísticos, fotografias, entre outros.
Entre os artistas mauaenses destacam-se Mitsunaga, Hans Grudzinski, Aluísio dos Santos, Elvira Sumaco, Cássia e Naomi. Outros grandes nomes presentes na Pinacoteca são Lasar Segall, Tomie Ohtake, Luiz Sacilotto e Aldemir Martins.
Pinacoteca Digital
O projeto Pinacoteca Digital Mauá traz a junção de todo esse conhecimento em forma de site, possibilitando que a informação e o conteúdo sejam dissipados entre diversas pessoas de diferentes localidades. Dessa forma, criar um portal permite que as obras e o repertório de produção artística locais sejam vistos de forma mais ampla, expansiva e acessível.
Assim, o site tem como finalidade a preservação da memória da cidade de Mauá, de modo a resguardar o patrimônio digita da Pinacoteca. Os quadros de pintores nacionais e internacionais e o acervo permanente, focado na arte nacional ou da região, estarão disponíveis para o público geral.
Site
Acesse o site e confira o acervo digital:https://www.pinacotecamaua.com/
Serviço
A Pinacoteca de
Mauá surgiu por meio do decreto 6.501, em 28 de novembro de 2003. O
local foi inaugurado em 08 de dezembro do mesmo ano e é responsável por
todas as obras de arte e documentos históricos pertencentes ao município
de Mauá.
Horário de funcionamento: das 9 às 18h
Telefone para contato: (11) 45127480
Endereço: Rua Gabriel Marques, número 353 – Vila Noemia, Mauá – SP (CEP: 09370-575)
Responsáveis pelo projeto:
Karla Santos (fotógrafa);
Marcela Schiavon (jornalista);
Maria Luiza Menezes (criadora do projeto)