A inovação orienta o futuro. E se o passado é uma referência dessa afirmação, ele parece brilhante. De acordo com The Era of Hyper Innovation (A Era da Hiper Inovação, em português), a última pesquisa da Citrix Systems, Inc. (NASDAQ: CTXS), os investimentos em novas tecnologias e modelos de trabalho flexíveis durante o último ano causaram um aumento de US$ 678 bilhões na receita das indústrias em todo o mundo. E o cenário está pronto para o crescimento contínuo.
“Se a pandemia provou alguma coisa, é que a inovação pode acontecer em qualquer lugar”, afirma Tim Minahan, vice-presidente executivo de estratégia corporativa da Citrix. “Embora céticos no início, os líderes empresariais reconhecem agora os benefícios que o trabalho híbrido pode proporcionar e estão se movendo rapidamente para abraçar o modelo, juntamente com ferramentas e processos que capacitam os funcionários a criar e inovar, onde quer que eles estejam”.
Inovação em modo Turbo
Colaboração presencial e inovação de sucesso costumavam ser sinônimos, mas a tecnologia mudou isso.
· Quase nove em cada 10 líderes empresariais que participaram da pesquisa dizem que a implantação e a adoção de novas ferramentas de trabalho inspiradas na pandemia melhoraram enormemente a maneira como indivíduos e equipes interagem.
· 80% esperam que sua organização entre em uma hiper inovação nos próximos 12 meses e gere mais ideias do que nunca como resultado.
Repensando a Colaboração
Na ausência da comunicação presencial, os funcionários encontraram novas formas de se conectar que, segundo os entrevistados da pesquisa, vem melhorando enormemente a colaboração entre indivíduos e equipes e impulsionando maior inovação.
· 93% dos entrevistados acreditam que o aumento da colaboração digital fez com que vozes mais diversificadas de toda a organização fossem ouvidas e que uma maior variedade de ideias surgisse.
· 80% dizem que eles mesmos tiveram mais ideias criativas durante a pandemia, pois usufruíram de mais tempo livre para pensar.
Impulsionando o crescimento
Em lugares onde mecanismos tradicionais costumavam ser os principais otimizadores de crescimento, tais como aquisição de novos clientes, expansão para novos mercados e atividades de marketing, as organizações pesquisadas na Era da Hiper Inovação atribuem quase metade desse desenvolvimento ao último exercício financeiro à inovação, e citaram especificamente os seguintes fatores:
· Adoção de nova tecnologia: 16%.
· Novos produtos e/ou serviços: 14%.
· Novas formas de trabalho: 14%.
· Aquisição de novos clientes: 12%.
· Expansão/entrada em novos mercados: 12%.
· Atividade de marketing adicional: 11%.
· Novas parcerias: 10%.
· Fusões e aquisições: 4%.
Para capitalizar a tendência, os líderes empresariais estão mudando o foco para novos produtos e serviços. Dos entrevistados, 69% dizem que aumentarão os investimentos em P&D (pesquisa e desenvolvimento) nos próximos 12 meses e 28% manterão os níveis atuais, enquanto apenas 3% planejam reduções.
“A inovação não acontece por acaso”, diz Minahan. “As empresas que capacitam os funcionários a fazer seu melhor trabalho, apoiadas pela tecnologia e modelos de trabalho corretos, podem habilitá-los e colher os benefícios que nossa pesquisa mostra que colaboradores podem proporcionar”.