O Prêmio ABC surgiu em 2013 com o objetivo de reconhecer e premiar os melhores profissionais e melhores empresas da economia criativa que atuam nas sete cidades do Grande ABC. O prêmio foi idealizado por Luciano Bonetti, fundador da ABCCOM, uma comunidade de marketing e comunicação que nasceu com o objetivo de ajudar na organização do mercado e em dar visibilidade para os players que faziam parte deste setor na região.
Inicialmente o Prêmio tinha o nome de Prêmio ABC da Comunicação e era dedicado somente as agências da região. Após cinco anos, buscando atender uma demanda do mercado, foi criado o Prêmio Marketing ABC, destinado as empresas multissetoriais da região. Um dos objetivos era estreitar o relacionamento do Anunciante/Cliente com agências da região para fomentar ainda mais o mercado.
Posteriormente foram criados o Prêmio ABC Fornecedores, o Prêmio ABC Influencers e o Prêmio Mídia ABC e com isso o nome do evento passou a ser Prêmio ABC, ou seja, são cinco premiações distintas e destinadas para empresas diferentes, no qual cada uma delas busca premiar e reconhecer cada setor da economia criativa, do anunciante ao influenciador.
Em outras regiões, estas premiações ocorreriam separadamente, mas respeitando a particularidade da região e preservando o principal objetivo de gerar relacionamento entre todos os agentes e desta forma fomentar economicamente a região, os prêmios são realizado em conjunto em uma única noite.
“Nosso objetivo foi sempre trazer visibilidade, respeito e ainda mais credibilidade para o mercado de marketing e comunicação da nossa região. Com o Prêmio alcançamos esses objetivos e ainda geramos negócios para a nossa região, mantendo a economia ativa e mais saudável e sustentável, mantendo o dinheiro e os investimentos em nossa região.” Aponta Luciano Bonetti.
Confira o vídeo que explica as premiações:
Desde 2022, o ícone do troféu do Prêmio ABC passou a ser o LOBO, que representa elementos importantes relacionados a comunidade.
“Queríamos um símbolo, um ícone, que não apenas representasse o nosso setor de marketing e comunicação, mas sim representasse nossa comunidade que é composta por pessoas talentosas, profissionais incríveis e que se dedicam para fazer um mercado cada vez melhor. O Lobo é o que mais representa isso”, conclui Bonetti.
O Prêmio chega em sua décima-primeira edição batendo todos os recordes de inscrições de cases e de patrocínio. Ao total são 62 empresas que apoiam e patrocinam o Prêmio ABC deste ano.
Veja o volume de cases inscritos por Prêmio:
- Prêmio ABC da Comunicação: 302 inscrições
- Prêmio Marketing ABC: 77 inscrições
- Prêmio ABC Fornecedores: 52 inscrições
- Prêmio ABC Influencers: 68 inscrições
- Prêmio Mídia ABC: 23 inscrições
Buscando facilitar o entendimento de que são cinco premiações diferentes, mas que acontecem na mesma noite, o cronograma do evento foi dividido em cinco momentos diferentes com intervalos entre as premiações.
“Muitas vezes para quem está de fora parece uma única coisa e por isso dá impressão de que é muito longo ou que são muitos prêmios, mas na verdade não é, pois cada prêmio tem um número limitado e baixo de categorias. O que acontece é que além de serem cinco premiações diferentes, o bloco de cases e campanhas é um festival como acontece em diversas partes do mundo e contempla muitos cases inscritos” explica, Bonetti.
Todas as cinco premiações são padronizadas na sua estrutura. Todas premiações são divididas em três grandes blocos:
- Bloco 1 – Homenagens Especiais
- Bloco 2 – Melhores Profissionais e Melhores Empresas
- Bloco 3 – Cases & Campanhas (Festival)
Cada premiação tem seu comitê específico composto por:
- Diretoria: Presidente e Vice-Presidente
- Comitê Regular: com no mínimo cinco membros de agências/empresas/influencers da região.
- Comitê Especial: Padrinho/Madrinha, Profissional de Renome e Professor da Área.
Todas as decisões relacionadas ao prêmio como: escolha de categorias, critérios de avaliação, formação do júri online, etc. são decididas de forma colegiada por cada um dos comitês.
Na cerimônia de premiação são esperados 650 convidados de mais de 130 empresas diferentes entre agências, anunciantes, fornecedores, veículos de comunicação e influenciadores. Trata-se da maior premiação regional do país no setor.
“O Grande ABC sempre foi reconhecido por sua área industrial, mas ao longo do tempo isso vem mudando. Atualmente o setor da economia criativa é muito importante para a região, devendo empregar quase 2% da população.” Aponta Luciano Bonetti.
“Por isso, nada mais justo do que realizar uma premiação desta magnitude para todos os envolvidos em nossa área. Hoje não temos fronteiras, as agências do Grande ABC atuam no Brasil todo e até internacionalmente e empregam profissionais em todas as regiões do Brasil. A premiação ganhou destaque e relevância nacional despertando interesse de empresas de outras regiões em participarem da nossa iniciativa” conclui Luciano Bonetti.
Durante todo o ano a ABCCOM realiza diversos eventos relacionados ao Prêmio e movimenta de forma direta e indireta quase dois milhões de reais na região.
Acompanhe como foi a noite de premiação: