Por Fábio Oliveira
A área de vendas é uma das mais importantes dentro das companhias e é determinante para o sucesso ou não dos negócios. De acordo com o Ministério da Economia, foram criadas um total de 1.350.127 empresas no primeiro quadrimestre de 2022, um aumento de 11,5% em comparação com o ano passado. Mas, ao mesmo tempo, o número de companhias que faliram também está acima do habitual. De janeiro a abril, foram fechadas 541.884 empresas, crescimento de 23% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
Isso acontece por vários motivos, mas com certeza o setor de vendas tem uma participação bem significativa nesse cenário. Por isso, as instituições precisam criar estratégias e adotar ferramentas digitais para ter uma gestão mais estruturada. Um estudo feito pela IDG Research Services, empresa de pesquisas, mostra que as companhias que usam sistemas tecnológicos de gestão crescem 35% mais rápido em comparação com aquelas que não contam com processos inovadores.
Portanto, uma das estratégias adotadas por instituições, hoje de forma tecnológica, é a definição e aplicação de metas para os líderes e para os colaboradores de uma forma geral. Com ferramentas inovadoras é possível com mais facilidade ter um panorama do cenário atual dos negócios para que sejam definidas metas realistas. Assim, fica claro que o momento é ainda mais favorável à criação de objetivos coerentes.
Sem as metas não é possível aumentar o desempenho e faturamento a curto, médio e longo prazo, já que estas funcionam como um guia para conseguir ótimos resultados. Também é importante ressaltar que estas são a base do planejamento e organização interna, possibilitando o direcionamento dos esforços do dia a dia. Além disso, são uma forma de líderes mensurarem o desempenho de cada profissional, o que permite feedbacks mais assertivos e uma possível mudança de estratégia.
Neste cenário, as metas também beneficiam os vendedores, já que objetivos bem explícitos trazem motivação e propósito. A partir dos alvos selecionados, é possível administrar melhor o tempo e criar ferramentas para conquistar as metas. Portanto, decisões assertivas estão diretamente relacionadas com os objetivos estabelecidos.
É válido destacar que as metas precisam sempre ser definidas de maneira inteligente e realista. Caso contrário, podem criar consequências irreparáveis para os negócios, como fracasso nas vendas e falta de motivação por parte dos colaboradores.
Também é importante que companhias utilizem a experiência de todo o time para definir essas métricas. Obviamente, é preciso que os gestores e líderes acompanhem o desenvolvimento do trabalho, para entenderem se fazem sentido ou não. Assim, caso seja necessário mudar a rota, isso pode ser feito a qualquer momento, antes do prazo estabelecido.
Concluo, portanto, que a meta é um elemento essencial para que negócios se mantenham e cresçam, já que contribuem para que empresas vendam mais e ganhem espaço no mercado. Com a colaboração e empenho de todos, são planejadas da melhor forma, possibilitando cada vez mais conquistas.
*Fábio Oliveira é CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores