Por que a autenticidade é considerada um dos maiores desafios para o segmento de luxo do nosso tempo?
No passado, estas perguntas sempre foram enquadradas a partir da perspectiva da própria marca. Uma determinada marca oferecida a um consumidor ou era produzida pelo designer ou fabricante original e era autêntica, ou não era e, portanto, uma marca falsa ou falsificada.
Estas duas alternativas eram geralmente o que as empresas tradicionais consideravam a determinação da autenticidade da marca. Para o branding e o marketing de luxo, no entanto, existe um segundo fator de autenticidade que envolve o que está por trás da marca, incluindo o uso de componentes, ingredientes ou materiais autênticos na produção de produtos de luxo, em oposição a materiais sintéticos ou artificiais.
Este segundo fator de autenticidade é extremamente importante no desenvolvimento de marcas de luxo e que fornecem mais do que apenas uma marca bonita. Para qualquer pessoa no espaço de produtos de luxo, ambos os fatores de autenticidade devem ser considerados para envolver um consumidor demográfico em rápido crescimento buscando maior valor e experiências a partir da compra e uso de marcas de luxo.
Nos últimos anos, as maiores disparidades de renda e o crescimento dos consumidores ricos alimentaram novas oportunidades nos mercados de luxo. Com o lançamento de marcas de luxo, algumas prosperaram e outras tropeçaram. Os estudiosos estudaram extensivamente a autenticidade, e a pesquisa isolou diferentes fontes de autenticidade.
Como as empresas recorrem a essas fontes para criar marcas de luxo legítimas tem, no entanto, recebido surpreendentemente pouca atenção. Hoje, os clientes de luxo buscam autenticidade, propósito e sustentabilidade. Além disso, a progressiva democratização do luxo e a imitação crescente de uma estratégia específica de luxo pelos fabricantes de produtos de massa levam a uma erosão da noção de “luxo” e de seu misticismo. O luxo torna-se um lugar comum.
Somos bombardeados por anúncios e publicidade a todo momento. As estratégias utilizadas para a comunicação são infinitas, e assim, se destacam as marcas que se comunicam de
acordo com sua essência acabam por alcançar um destaque. Em um estudo desenvolvido pela Stackla – agência focada em marketing de conteúdo – no ano de 2018, cerca de 86% dos
consumidores entrevistados afirmaram que a autenticidade da marca é um fator importantíssimo na criação de elos emocionais com elas.
Algumas marcas acabam se perdendo no caminho entre a autenticidade e a possibilidade do aumento dos lucros. Se um dos objetivos da marca é manter a autenticidade de maneira
mais duradoura, talvez em alguns momentos seja necessário renunciar a lucros maiores a fimde preservar o DNA da marca.
Larisse Milato | @larimilato
Marketing Specialist | Creative Strategy Manager @agenciaoria
Graduada em Marketing e especialização em Marketing Executive na Ohio University e Digital Marketing pela Georgetown University mergulhou em branding e mercado de luxo com a instituição Luigi Bocconi e Grupo LVMH Fundamentals of Luxury.
Com experiência de mais de 5 anos no mercado da comunicação hoje atua como mentora e consultora criativa de branding e experiência de luxo para marcas e empresas.