“Quem não se comunica se estrumbica”, assim falava o icônico Chacrinha. Será que sua célebre frase acabou por ser esquecida na era da padronização? Hoje, em grande parte, as pessoas bebem da mesma fonte, buscam as mesmas referências e vozes se diluem na homogeneização, será que esquecemos o valioso ensinamento de Chacrinha?
Comunicar para não se estrumbicar, reflita um pouco sobre essa frase. Estrumbicar é sobre se dar mal, se enrolar…E pelo prisma da diferenciação, se você não comunica seus diferenciais, você se estrumbica, ou seja, passa despercebida, sem ser reconhecida, você não é referenciada.
Eis a nossa reflexão de hoje: falar nem sempre é comunicar! Falar é simplesmente emitir palavras, você pode falar, falar… até gritar, mas se você não expressar algo que realmente cative as pessoas, que revele sua criatividade e singularidade, você não irá impulsionar sua mensagem, e dificilmente será ouvida por seus clientes ou prospects. Estou me referindo a você ocupar o seu lugar, através do seu próprio espaço e, principalmente, na mente do seu cliente. Ter presença cativante.
Não é necessário recorrer a dados para constatar que vivemos o tempo da saturação. Basta uma rápida olhada nas mídias sociais para perceber o grande número de pessoas que aspiram seu lugar ao sol. Mas quantas delas você realmente reconhece? Sabe o que defendem ou em que acreditam? E como elas te fazem sentir? Se nos anos 80 já era vital se comunicar efetivamente, hoje em dia… nem se fala!
Diferenciar-se é uma questão vital para a sobrevivência de sua marca, não sou do tipo alarmista, então, ao mesmo tempo, pontuo, muitos se fazem presentes com sua marca, no entanto, como mencionei anteriormente, não basta estar presente (falar), é preciso ser (expressar). Aqui, temos um vasto campo de oportunidades, um espaço que você pode ocupar e se destacar.
Para aprofundar nesta reflexão, é crucial que você compreenda este ponto: não posso comunicar algo que desconheço! Não posso evidenciar algo se não faço ideia clara do que é, não é mesmo? Sem ter conhecimento preciso dos seus diferenciais, da imagem que deseja projetar, dos objetivos que pretende alcançar, do público que deseja conquistar, sua expressão de marca será genérica.
O processo envolve reconhecer suas forças e qualidades, sobre você mesma se valorizar, para então ser reconhecida pelos outros, a jornada não é externa, sem antes não ser interiorizada. O que te torna você? Como essas características ganharam vida no seu fazer e no seu criar?
Você acredita que tem algo valioso a oferecer? Tenho certeza de que suas habilidades te permitiram simplificar ou aprimorar algum sistema, método ou recursos. E aqui está mais uma reflexão para você: ao limitar sua visão sobre você mesma, a percepção que os outros têm de você será igualmente restrita; a falta de autoconhecimento torna-se um obstáculo para expressar seus diferenciais. Reconhecer, para saber o que expressar, lembra?
Para concluir nossa reflexão, faço uso da frase do escritor Jacob Petry, como um norte para nossa comunicação anti se estrumbicar: “Você não pode receber aquilo que você não dá”. Falar sem ser ouvida é inútil, é um desperdício de oportunidades. Por isso, te apresento a expressão criativa e cativante, trata-se de envolver quem nos ouve, de criar laços e vínculos. Ninguém consegue esquecer alguém que o fez sentir-se especial, que o encantou, que o fez maravilhar-se… e no que tange a ser valorizada pelo cliente, é essencial que você não seja esquecida, que ocupe um lugar especial em seu coração. Este é o caminho para marcas que buscam ser admiradas, valorizadas e reconhecidas.
Uma marca precisa transbordar seu jeito de ser muito eu mesma, ocupar seu lugar e cativar para encantar. Tudo é jornada, processo, e sugiro que você comece o quanto antes. 😉
Por aqui, irei abordar a importância da expressão criativa e cativante, para aqueles que não tem medo de ocupar o seu lugar e desejam impulsionar sua marca a encher os olhos. E se deseja acelerar esse processo, não deixe de me seguir nas redes sociais.
Celina Dias, a Maga | @magadasmarcas
Diretora Criativa
Estrategista de Branding
Bacharel em Comunicação Social