Não é novidade para ninguém que utilizar vídeos em estratégias de marketing é uma receita de sucesso. Os vídeos vêm sendo muito utilizados nos últimos anos pelas empresas mas é fato que do último ano pra cá, ele se tornou item obrigatório nas campanhas de todas as marcas.
O impacto causado pelo consumo de vídeos na internet é surpreendente. De acordo com a Cisco, uma projeção realizada pra este ano mostra que esse tipo de conteúdo responderá por cerca de 82% do tráfego da internet mundial.
Youtube no Brasil e no mundo
O Youtube, protagonista quando o assunto é compartilhamento de vídeos, é o segundo site mais acessado em todo o planeta. Perdendo apenas para o Google, seu mecanismo de pesquisa já é tão relevante nas estratégias de SEO quanto o do próprio Google.
Atualmente a plataforma conta com mais de 2 bilhões de usuários e é mais popular entre as pessoas de 15 a 35 anos. O Brasil é o terceiro país com mais usuários ativos, totalizando 83 milhões e é o vice-campeão em horas assistidas, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo pesquisa divulgada pela Google Brasil.
Em termos de marketing, não tem como ignorar tamanha relevância. Por isso, convidamos a influenciadora finalista da categoria Moda do Prêmio ABC Influencers 2021 para dar algumas dicas para quem está começando a produzir conteúdo para a plataforma.
Renata Nunes, mais conhecida como Re Nunes nas redes sociais, mora em São Bernardo do Campo e compartilha conteúdo na internet desde 2010 quando criou seu blog de moda, um dos primeiros da região. No Youtube desde 2013, seu canal conta com mais de 113 mil inscritos e somas mais de 7 milhões de visualizações.
ABCCOM – Qual a principal diferença da criação de conteúdo para o Instagram e para o Youtube?
RN – A grande diferença da criação de conteúdo para o Instagram e o Youtube é a superficialidade na qual os assuntos são tratados. Enquanto para o Instagram tudo precisa ser mais raso, rápido, belo e prático, no Youtube é necessário aprofundar e entregar um conteúdo transformador. A expectativa do usuário ao assistir um vídeo no youtube é alta e, por isso, para conquistar o sucesso é necessário que o conteúdo seja mais denso. Já no Instagram a mensagem precisa ser passada em poucos segundos e de preferência com uma estética que chame atenção.
ABCCOM – Como trabalhar o conteúdo estrategicamente para crescer organicamente no Youtube?
RN – O Youtube tem uma grande vantagem em relação a qualquer outra rede social: o conteúdo é “buscável”. Por conta disso, é importante criar conteúdo baseado no que a sua audiência está buscando. Crie roteiros bem estruturados, com começo, meio e fim. Trate de assuntos que de fato ajudem as pessoas. Use o SEO a seu favor.
ABCCOM – Qual foi a maior dificuldade que você encontrou como criadora de conteúdo pro Youtube?
RN – Com certeza os 6 primeiros meses do Canal. É necessário muito foco e resiliência para conseguir chegar aos 1.000 inscritos e transformar-se de fato em um Canal que rentabilize. No começo, muitas vezes, eu sentia que estava falando sozinha e isso é desanimador. O trabalho nessa fase é de formiguinha e cada novo inscrito conquistado muda tudo. Por isso é muito importante ter clareza nos objetivos e se manter focado.
ABCCOM – Qual foi a sensação ao chegar nos 100 mil inscritos no canal?
RN – Foi a realização de um grande sonho e a conquista de um objetivo que tracei há cerca de 3 anos. O marco de 100 mil inscritos para o Canal me trouxe uma validação de que estou no caminho certo e uma energia maravilhosa para continuar.
ABCCOM – Um recado para quem quer começar um canal: por onde começar e no que focar?
RN – A minha maior dica para quem quer começar o canal, use dessas 3 palavras diariamente:
- Intenção: crie conteúdo com intenção, ou seja, com qualidade e focado em realmente acrescentar algo na vida da sua audiência. Não crie conteúdo aleatoriamente, trace a sua estratégia.
- Constância: em qualquer Rede Social um dos maiores segredos do sucesso é a Constância. Defina em quais dias da semana você postará o seu vídeo e faça isso com constância e organização, indiferente do número de visualizações ou novos seguidores.
- Resiliência: terá dias que você sentirá vontade de desistir. Terá dias que o cansaço vai te limitar. Terá dias que um feedback negativo sugará todas as suas forças. E aí você usará da resiliência para continuar. O seu objetivo precisa ser maior que tudo isso.
Com essas 3 palavras, estudo e um bom conteúdo, vai dar certo!
Canal da Re Nunes no Youtube: https://www.youtube.com/c/ReNunes/featured
Instagram da Re Nunes: @renunes.realiza