A mídia out of home (OOH) assume seu papel social e reforça sua eficiência na prestação de serviços à população durante a epidemia do novo
coronavírus. A Clear Channel, com apoio da
prefeitura do Rio de Janeiro e da empresa de tecnologia focada em inteligência
artificial CyberLabs,
está veiculando boletins informativos em tempo real, transmitidos em
seus relógios digitais, sobre a circulação de pessoas na cidade e
em determinados bairros. A comunicação visa orientar as pessoas que
precisam se locomover, como funcionários de serviços essenciais e
as pessoas que dependem dessas atividades. Outro objetivo da ação é conscientizar quem deveria estar em casa, reforçando a importância do isolamento social.
Os dados utilizados nos informativos são
provenientes das câmeras de trânsito
instaladas na cidade pelo Centro de Operações do
Rio de Janeiro (COR),
órgão de integração das operações urbanas no município. A CyberLabs, por sua vez, usa sua inteligência para mensurar o fluxo de pessoas registrado nas
câmeras. A partir dessa ferramenta, é criado um algoritmo para comparar a circulação daquele momento com o mesmo horário e local de dias antes do anúncio oficial da quarentena.
De acordo com André Colmenero, especialista de Produtos e Desenvolvimento de Negócios Digitais da Clear Channel, os relógios
digitais da empresa, que
estão conectados à internet, estão exibindo uma arte integrada aos dados
analisados pela CyberLabs
e fornecidos pela
prefeitura, permitindo uma
comunicação dinâmica ao mostrar a circulação de pessoas em diferentes bairros. “Devido à conectividade e possibilidade de integração com outras
plataformas, como a fornecida pela CyberLabs, o segmento OOH é extremamente eficiente na prestação de serviços em diferentes frentes. Queremos incentivar o uso do
meio para essa finalidade, pois temos diferentes formatos de integração em tempo real com outros serviços on-line, e prestar um serviço importante à comunidade”, esclarece.
Nas últimas semanas, o número de pessoas nas
ruas do Rio de Janeiro aumentou em determinados locais e diminuiu em outros, segundo levantamento da CyberLabs. Segundo Alexandre Cardeman,
chefe executivo do COR, a presença de
pessoas nas ruas vem aumentando desde o início do monitoramento. “No
início do uso desta ferramenta de monitoramento, em meados de março,
a média era de uma redução de 85% de pessoas nas ruas em relação a uma
situação anterior à COVID-19. Já no final de abril, esse indicador chegou a uma média de até 77%.”. Cardeman
comenta a excelência da ferramenta, “É muito
importante que as pessoas sigam as recomendações das autoridades. Os
números de infectados e óbitos causados pela COVID-19 estão
aumentando a cada dia, enquanto o isolamento está caindo. Os relógios
serão uma ferramenta de fundamental importância na campanha de
conscientização das pessoas.”
A mídia OOH vem se mostrando cada vez mais versátil no uso de tecnologias, próprias ou de empresas
parceiras. “A inteligência artificial é a bola da vez em diferentes segmentos do mercado. Integrar os
relógios digitais da cidade com dados analisados em tempo real é mais um direcionamento do uso da tecnologia, cooperando com a quarentena efetiva no combate ao
coronavírus”, explica
Felipe Vignoli, sócio fundador da CyberLabs.
“A parceria que temos com o Centro de Operações Rio e a Clear Channel na conscientização em tempo real da população traduz uma aplicação de I.A. no mundo real”.