Dois filmes postados por clubes de futebol estão entre os 10 mais vistos na plataforma de vídeos do Google em 2013.
O Youtube postou a sua lista com os vídeos mais populares de 2013 no Brasil. Entre os dez primeiros em números de visualizações, curioso notar que dois deles são vídeos postados por clubes de futebol em seus canais oficiais, na plataforma de vídeos do Google.
Um deles foi publicado pelo canal do Santos, e mostra cenas de Neymar que chega ao estádio dançando ao ritmo do pegajoso funk “lelek lek lek”. O outro, intitulado “O zizao tá lendo”, publicado pelo canal do Corinthians, exibe uma brincadeira que envolve um famoso comercial da Caixa.
Esse apontamento prova o potencial dos clubes de futebol como geradores de conteúdo. Também mostra para os homens do marketing no esporte nacional a oportunidade de usar o Youtube como ferramenta para engajar fãs/consumidores, recurso muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa.
No caso dos clubes de futebol no Brasil, que arrastam enormes legiões de fãs, essa produção de conteúdo para o Youtube pode e deve envolver marcas antenadas para criar verdadeiras jogadas de marketing, como esse viral do Zizao, para a Caixa. O Corinthians já fechou, inclusive, uma parceria com a fabricante de câmeras Go Pro para turbinar a sua produção no Youtube. Já o Santos, tem o quinto maior canal de clubes de futebol no Youtube em todo o mundo, com mais de 190 mil inscritos.
O que estamos esperando para dar o pontapé inicial nesse jogo? Santos e Corinthians já abriram o placar no Brasil.
Ah Lelek Lek Lek… No passinho com Neymar!
O Zizao tá lendo