Se sua empresa está buscando formas de melhorar sua presença no digital, uma agência de marketing pode ser uma boa escolha estratégica. Entretanto, se você é empreendedor e busca por um time de marketing focado em desenhar estratégias, destravar processos não só melhorar, mas também, entender resultados, você precisa de uma assessoria de marketing.
Mas o que isso quer dizer? Simples, que uma assessoria vai muito além de operacionalizar ações de marketing digital. Ou seja, sendo essencial que para que essas ações sejam executadas, ela esteja alinhada, no mínimo, com uma jornada de compra e um processo de vendas bem definido.
Por isso, eu, Max Satiro, vou te explicar um pouco sobre esses dois pontos alinhados com a ideia de assessorar uma empresa em marketing, para assim, entendermos quando e como uma assessoria de marketing digital pode ajudar um negócio a vender mais no digital.
Primeiramente, seu marketing precisa ser parte do seu negócio
Antes de te explicar os caminhos que levam ao sucesso de uma parceria entre uma assessoria de marketing digital através da jornada de compra e plano de vendas, é indispensável entender o papel da empresa nessa relação.
Afinal, uma empresa que não trabalha internamente suas estratégias de marketing está fadado ao fracasso. Mas Max, uma assessoria não será meu braço nesta frente? Não!
Uma assessoria, como a V4 Company, está focada no resultado final das empresas que atende, ou seja, a venda. Por isso, só operacionalizar ações sem entender estratégias e processos pode não só ser ineficaz, mas também prejudicial para seu negócio.
Assim, para te provar isso, eu trago o case da Lugano Chocolates, que através da reorganização da jornada de compra e processo de vendas, alinhado com as equipes de vendas e marketing da V4 Company com a empresa, fez com que a Lugano passasse de 1 franquia vendida no mês para 25.
O método aplicado nesse caso segue a mesma lógica para as mais de 4.300 empresas, de diferentes segmentos, que atendemos na V4 Company, gerando mais de R$2 bilhões em faturamento para esses clientes no digital.
Ficou claro? É indispensável que você entenda isso para que possamos continuar. Se sim, agora vou te mostrar como a jornada de compra e um processo de vendas bem definido podem ajudar sua empresa a vender mais com o auxílio de uma assessoria.
Jornada de compra
Falar desse conceito pode parecer um pouco óbvio, mas não é. Muitas empresas estão pecando na hora de desenhar uma jornada de compra alinhada com uma estratégia de marketing de forma efetiva e visualizando o principal: a venda.
Ou seja, para uma assessoria de marketing conseguir agir de forma assertiva dentro de um negócio, ela precisa entender toda a jornada de compra, desde a ideia do produto, passando pela captação do público certo, nutrindo e entendendo qual o principal fator que influencia na venda.
Certo Max, mas como desenhar essa jornada de compra? Bom, para começar você tem que entender que toda jornada passa por pelo menos 4 etapas:
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Aprendizado;
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Reconhecimento;
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Consideração;
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Decisão;
Ou seja, você precisa ter estratégias que não focam somente em captar leads para o seu negócio, mas sim um método focado em cada etapa da jornada, entregando autoridade e sendo uma referência de solução para um problema que seu cliente ainda não possui.
Processo de vendas
Para pensarmos em um processo efetivo nessa frente, precisamos entender o conceito de processos de vendas end-to-end. Ou seja, um processo pensado do fim ao fim, a partir de uma gestão a qual há um ponto de contato entre todos os processos.
Mas Max, isso não é a mesma coisa que falamos na jornada de compra? Sim, mas agora pensado além dessa jornada, ou seja, em um processo que faça essa jornada ter sentido e consiga prever todos os pontos necessários para que você consiga vender mais.
Dessa forma, a melhor forma de desenhar um processo de vendas end-to-end é pensar numa estrutura 360°, em que o objetivo final de todo projeto seja o ponto de referência para guiar todas demais etapas, até que elas cheguem nesse objetivo.
Uma assessoria de marketing só não funciona se…
…não for feita para destravar as alavancas que implicam na jornada de compra das empresas com as pessoas que a gente assessora.
Ou seja, uma assessoria de marketing precisa, além de executar, propor e garantir que não haja gaps que atrapalhem tanto a jornada de compra do consumidor, quanto a jornada de compra estabelecida pela empresa.
Assim, é possível não só prever resultados, mas também garantir que eles sejam alcançados através de processos claros.
Agora, se você ficou interessado e quer entender como a gente faz isso acontecer na prática dentro da V4 Company, dá uma olhada no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=1yIm_udlad0