A Spark começa o ano ampliando a carteira de clientes. A powerhouse passa a fazer a gestão das iniciativas voltadas a marketing com creators e influenciadores digitais para Dorflex, Novalgina, Allegra, Enterogermina e Targifor, marcas que fazem parte do portfólio Opella, a unidade de negócios consumer healthcare na Sanofi.
A empresa anuncia também a chegada de Fernanda Ricci como Executive Business Director no núcleo Skuad, modelo de atendimento com squads exclusivos para marcas.
“A disciplina segue a tendência de crescimento e maturação. Há tempos que o uso de influenciadores é estratégico para marcas de diversos segmentos, e a indústria farmacêutica não foge a essa regra. Estamos felizes em receber marcas tão fortes e presentes no dia a dia dos consumidores”, comenta Rafael Coca, co-founder e chief strategy officer (CSO) da Spark.
Há mais de 25 anos em agências de propaganda, lidando com bens de consumo e marcas de serviços, Fernanda Ricci (ex-VML) chega para liderar o time de mais de 80 pessoas das áreas de Operação, Curadoria, Estratégia e Dados, voltados ao atendimento de Unilever, Renner, Nivea, Vivo, Pepsico, Nubank e agora também com Opella – todos clientes que mantêm relação fixa com a Spark para a gestão de suas campanhas de marketing de influência.
“A Spark celebrou 10 anos e se consolidou como uma referência no mercado da economia da influência, um setor com um potencial de crescimento impressionante de 90% nos próximos anos. Não consigo imaginar um lugar melhor para estar, e liderando times e marcas tão importantes”, comenta Fernanda.
A diretora assume o lugar de Gisele Pansera, também Executive Business Director, que segue na empresa e passa a se dedicar exclusivamente ao Beauté Lab, operação da Spark sediada no Rio de Janeiro e dedicada ao atendimento das 21 marcas do Grupo L’oréal, composto por mais de 100 profissionais.
Núcleo Skuad
Criado em 2021 pela Spark, o núcleo Skuad tem como modelo de negócios a estruturação de equipes multidisciplinares e exclusivas atuando por clientes, com o objetivo de elevar a contribuição estratégica e o patamar criativo das ações com influenciadores.
Este modelo de negócio apresentou crescimento de 70% de faturamento em 2024, ano que marcou a estreia no atendimento do Grupo L’Oréal com a operação carioca. Para 2025, a expectativa é crescer 25% neste modelo de atendimento a marcas.
No total, hoje, são mais de 200 profissionais de Operação, Curadoria, Estratégia e Dados, atendendo a um portfólio de quase 50 marcas de empresas como L’Oréal, Unilever, Renner, Nivea, Vivo, Pepsico, Nubank e Opella.
“A similaridade entre todos os clientes deste modelo de atendimento é o grau de maturidade atingido no uso da disciplina, reconhecendo a importância de contar com um parceiro especializado no dia a dia da marca e trabalhando em conjunto os times de marca e as agências de comunicação”, explica Coca.