A startup InfoGO nasceu com o objetivo de digitalizar e automatizar processos que agilizem as rotinas internas de uma empresa e criou um aplicativo para isso. Diante do cenário atual de combate ao COVID-19, esse aplicativo foi adaptado para atender pequenos estabelecimentos, como restaurantes, lanchonetes, mercearias e padarias, e possibilitar o serviço de delivery. O foco é nos pequenos empreendedores que não estão preparados para fazer entregas ou não estão cadastrados nas plataformas de entrega rápida.
A iniciativa partiu do CEO da empresa, Marcus Taccola, para apoiar o comércio de serviço, em especial do setor de alimentos, já que há milhares de estabelecimentos que não têm condições de operacionalizar o delivery. “Adequamos o nosso aplicativo para atender essa necessidade, já que operacionalizar o serviço de entrega requer investimento. Para estar nas plataformas de entrega rápida, o empreendedor precisa disponibilizar de 30% a 35% da receita bruta, além de levar 30 dias para estar nas plataformas. Isso inviabiliza qualquer operação de última hora e, por isso, resolvemos pivotar o aplicativo para atender essa demanda”, explica Taccola.
Para essa funcionalidade, o aplicativo funciona da seguinte forma: o cliente acessará um site (ou rede social com link para o app), sem preencher nada – apenas para ter acesso ao aplicativo. Depois, preencherá o formulário com o pedido que deseja fazer. Esse pedido vai direto para a loja, que ligará para confirmar com o cliente. Após a validação, o estabelecimento fará a entrega. Todos os pedidos ficarão registrados no aplicativo, pois ele permite criar processos e digitalizá-los. Dessa forma, o empreendedor terá controle dos pedidos e entregas realizadas, bem como do faturamento obtido.
Se for do interesse do estabelecimento, também, é possível criar um programa de pontuação, onde os pedidos viram pontos para uma próxima compra. Além disso, para facilitar a recompra, é possível colocar um QR CODE na entrega onde, no próximo pedido, bastaria apontar a câmera para cair no formulário.
Segundo Marcus Taccola, a startup InfoGo disponibilizará o aplicativo adaptado para esse serviço gratuitamente, pelo período de 3 meses, incluindo consultoria para implementar e acompanhamento para suporte. Para implementar toda essa rotina nos estalecimentos, leva apenas um dia.
“O momento é de ajudar as pessoas e fazer com que todos possam dar continuidade ao seu trabalho. As perdas serão grandes, então precisamos dar apoio a esses empreendedores e evitar que fechem as portas. São funcionários que precisam de trabalho, estabelecimentos que precisam de receita para se manter e pessoas que podem arrumar um emprego para entregar os pedidos que estarão se beneficiando”, finaliza Taccola.