Nos últimos quatro anos, o podcast se consolidou como um formato de conteúdo apreciado pelo público brasileiro. Segundo dados da Statista e do Ibope, o país assumiu a terceira colocação entre os maiores apreciadores deste tipo de formato, somando mais de 30 milhões de ouvintes recorrentes. Apoiada neste cenário, a Inner AI, startup que está reimaginando a criação de conteúdo com inteligência artificial, acaba de lançar o Café com IA, 100% produzido e narrado pela tecnologia proprietária da marca.
Publicado semanalmente nas principais plataformas de áudio, o programa baseado na newsletter de mesmo nome resume as novidades e traz os debates mais quentes do universo da inteligência artificial. Sob a narração de Noah – personagem fictício criado para simular um apresentador, a atração é inteiramente produzida e narrada pela própria inteligência artificial, que transforma o texto em áudio de forma acessível e prática a partir da tecnologia de ponta da Inner AI.
De acordo com Pedro Salles, CEO e cofundador da startup, a ideia deste projeto é mostrar na prática o potencial da IA e criar um canal sólido para acompanhar as inovações recorrentes da tecnologia. “O Café com IA é mais do que somente um podcast comum, é quase que uma prova viva da revolução que estamos vivendo na maneira como o conteúdo passa a ser produzido e consumido“, detalha.
Tecnologia as a service
Presente dentro da plataforma comercializada pela Inner AI, a tecnologia responsável pela criação do programa também está disponível para que outras empresas, empreendedores e produtores em geral possam criar o seu próprio podcast de forma simples, rápida e sem custos adicionais.
A partir de uma ferramenta de fácil manuseio, a startup permite a produção do conteúdo em áudio 100% feito a partir da inteligência artificial. Dessa forma, a companhia oferece a possibilidade de criar um canal de comunicação poderoso sem exigir os tradicionais grandes investimentos atrelados aos podcasts, seja ele financeiro, referente à compra de equipamentos, aluguel de estúdio ou contratação de apresentador, ou de tempo.
Por meio desta nova tecnologia, Eduardo Mitelman, cofundador e CRO da Inner AI, explica que a empresa tem proporcionado a democratização da criação de conteúdo, tornando o processo de elaboração de um podcast tão simples quanto a produção de um texto pela tecnologia.
“Hoje, pequenos e médios negócios veem nos podcasts uma ferramenta poderosa para atrair mais consumidores e fortalecer sua estratégia de posicionamento e expansão de marca. No entanto, era complicado iniciar nesta área por conta dos desafios significativos de lançar e manter um podcast, sobretudo devido às limitações de orçamento e tempo. A nossa tecnologia surge para transformar essa realidade e fornecer um meio de elaborar um conteúdo de altíssima qualidade de forma rápida e incrivelmente acessível”, explica.
Ainda segundo o executivo, a ideia não é substituir a participação humana, mas sim oferecer uma solução viável para quem não tem acesso aos recursos para um podcast de qualidade. “Nosso desejo é permitir que mais pessoas e negócios possam participar da criação de conteúdo de alta qualidade, usando a tecnologia como plataforma para a redução de custo e tempo na criação dos programas“, conclui Eduardo.