Em 2020, o setor de licenciamentos movimentou mais de R$ 21 bilhões de reais, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. O Brasil representa o sexto maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamentos de Marcas e Imagens (Abral). Esses números indicam um mercado em franca expansão e representam oportunidades para diversos setores brasileiros, inclusive o de animações. Um exemplo é a animação original brasileira “Boris e Rufus“, produzida pela produtora catarinense Belli Studio.
O sucesso da série, que já é exibida em mais 80 países ao redor do mundo – com dublagens em inglês, espanhol e russo , está impulsionando sua presença para além TV e do streaming, ganhando destaque no mercado nacional de licenciamentos com a marca “Boris e Rufus”. Até agora, a Belli Studio já licenciou os personagens para estamparem estojos para guardar itens de higiene bucal, capas de cadernos, brinquedos como pelúcias e quebra-cabeças e, recentemente, a dupla de personagens ganhou um Parque Temático para shoppings centers.
“Produzir um conteúdo de entretenimento não é fácil, ainda mais quando temos poucos incentivos financeiros. Fazer com que nossos personagens sejam licenciados para outros produtos também é uma forma de viabilizar e manter nossa produção ativa, para que possamos seguir criando entretenimento”, diz Aline Belli, produtora executiva de Boris e Rufus e sócia da Belli Studio.
A novidade de 2021 foi o lançamento de um app para produção de histórias em quadrinhos dentro da sala de aula, que será lançado para o PlayTable. O “Crie Quadrinhos” é um aplicativo que funciona como fábrica de quadrinhos, no qual os pequenos poderão contar suas próprias histórias no dispositivo PlayTable – espécie de mesa-tablet interativa e multidisciplinar, voltada para crianças em idade escolar, baseada em atividades pedagógicas alinhadas com a BNCC. Assim, as crianças podem montar suas próprias histórias em quadrinhos com os personagens da série Boris e Rufus, se inspirando, escrevendo e formando roteiros para fluir a imaginação. Outro app, que está em desenvolvimento, permitirá às crianças usarem sua voz nos personagens e montarem sua própria animação.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa responsável pelo aparelho, a também catarinense Playmove. Cristiano Sieves, especialista em ludopedagogia da Playmove explica que a aceitação da PlayTable tem sido boa desde o lançamento do produto, que surgiu em 2012. Entre 2020 e 2021, as escolas – sendo 80% públicas – que adotam o aparelho saltaram de 1200 para 1500, chegando a cerca de 400 mil alunos. A grande maioria, 80%, escolas públicas. Para adquirir o “Crie Quadrinhos” de Boris e Rufus, as instituições de ensino compram uma licença que dá direito ao download nas PlayTables.
A Belli Studio também retomou, ano passado, a parceria com a Farhat Eventos, especializada na produção e gestão de eventos que, desde 2020, possui licença da marca para o “Parque Temático Boris e Rufus”. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o Parque realizou montagens em outubro, em um shopping de Belo Horizonte (MG) e, em dezembro, em um shopping de Aracaju (SE), sendo que a atração reuniu dezenas de crianças já nos primeiros dias (com o cumprimento de todos os protocolos sanitários vigentes). O Parque Temático foi pensado para ser uma área de entretenimento com tobogã, escorregador e piscina de bolinhas onde as crianças podem se aventurar e brincar no universo dos personagens. E, nos shoppings centers que são pet friendly, os pets também são bem-vindos no Parque Boris e Rufus, que conta com uma área específica para brincadeiras dos bichinhos de estimação.
“Estamos há mais de dez anos no mercado de eventos pelo país e, desde 2016, atuamos no segmento de eventos de entretenimento em shopping centers, sempre buscando projetos diferenciados, como Boris e Rufus. Um dos diferenciais desse produto é que o enredo da série tem tudo a ver com aventuras, brincadeiras e desafios, e os parques da Fahart trazem esse entretenimento para as crianças“, explicaEduardo Duffles, sócio Comercial da Farhat Eventos.
O primeiro licenciamento de Boris e Rufus foi feito em parceria com a empresa OralGift, e logo depois vieram outros parceiros, como a Credeal e a Estrela Brinquedos. “A Oral Gift foi nossa primeira parceria de licenciamento, a primeira empresa que acreditou no Boris e Rufus e estamos com eles até hoje. Depois vieram outros parceiros importantes, como a Credeal, de materiais escolares, que é uma empresa que está envolvida com a marca Boris e Rufus. Inclusive, em 2020, a coleção de cadernos Boris e Rufus teve um excelente desempenho de vendas, ultrapassando marcas de licenciamento muito famosas”, ressalta Alex Muxfeldt da Silva. diretor de Licenciamento da Belli Studio.
A variedade de empresas que licenciaram os produtos Boris e Rufus mostra o quanto os personagens são versáteis. Por isso, a Belli Studio está em busca de parceiros para criar novas linhas de brinquedos, produtos de cama, mesa e banho, além de peças de vestuário. Tudo para agradar aos Rufonautas que querem ampliar, ainda mais, suas experiências com a dupla de mais querida da TV.