A fintech Superdigital dá início nessa semana ao seu processo de expansão na América Latina apresentando nova estratégia de posicionamento de marca e rebranding desenvolvidos pela Superunion, empresa de consultoria de marca do grupo WPP. Foram meses no processo de construção do rebranding, que se consolidou em uma nova proposta de valor e de identidade para a marca.
Tendo como ponto de partida uma profunda imersão, a Superunion conduziu inúmeras entrevistas em profundidade com executivos, realizou análises de contextos, benchmarks e estudou o público-alvo nos sete países da América Latina em que a marca irá atuar. Mariano Pontnau, CEO da Superdigital Argentina, afirma que a Superdigital busca provocar uma mudança na lógica do mercado financeiro. “Surgimos da escuta de pessoas que diziam preferir usar o dinheiro vivo no dia a dia, e compreendendo seus modos de vida, suas necessidades diárias, projetos e aspirações. Assim, conseguimos desenvolver e oferecer uma plataforma simples, prática, que ajuda as pessoas trazendo soluções inteligentes e, que inclua cada vez mais gente no sistema financeiro e de pagamentos digitais”, explica o executivo.
Com base nas descobertas da imersão, a Superunion desenhou um posicionamento que propõe a recodificação da lógica do mercado financeiro, para que este seja acessível e provoque mudanças na vida de todos. Através do conceito de tatilidade digital, criou uma identidade de marca cotidiana, familiar para os seus usuários, trazendo códigos já reconhecidos por eles no mundo físico, e que ganham uma nova versão no mundo digital. “Para que isso ocorra, a experiência é fundamental. Produto, serviço, identidade visual e verbal trabalham em conjunto para a construção de marca. Incluir aqui, significa reconhecer o outro. Uma visão empática dos quereres, desejos, necessidades e paixões que movem nossos públicos. Esse jeito de ver o mundo da Superdigital dá origem a uma poderosa estratégia de marca”, diz Marcelo Bicudo, CEO da Superunion no Brasil.
A Superdigital chega aos mercados sem fazer distinções, para que todas as pessoas tenham acesso às oportunidades econômicas que o mundo financeiro e o dinheiro digital trazem, para simplificar e facilitar a vida, gerenciar dinheiro com segurança, controlado e a partir do celular. “O objetivo é ajudar e facilitar a gestão do dinheiro, gerar novas oportunidades econômicas e contribuir para a melhoria da vida das pessoas que não têm acesso ao sistema financeiro tradicional”, explica o CEO da Superdigital Argentina.
Nascida no Brasil em 2012, a “ContaSuper” foi comprada pelo Grupo Santander em 2016, e foi quando surgiu a Superdigital. A empresa pertence à PagoNxt, fintech que reúne globalmente as empresas de métodos de pagamento do Grupo Santander. A Superdigital possui atualmente mais de 1,9 milhão de clientes no Brasil, com foco no público não bancarizado e semibancarizado, ou seja, pessoas que não têm acesso a uma conta bancária porque não atendem aos requisitos e aqueles que preferem usar dinheiro porque consideram mais seguro e fácil.