O mercado de techs – isto é, de empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para diversas atividades – tem no Brasil um novo segmento com potencial para crescer: o de Loyalty Techs. Conceito já difundido em outras partes do mundo, por aqui esse nicho começa a ser explorado por players que apostam nessa nova demanda.
Loyalty, em tradução livre do inglês para o português, significa lealdade. Na área de marketing, consiste em um conjunto de ações e estratégias para transformar os clientes da empresa em fãs e leais à marca. Isso significa entender profundamente o perfil e comportamento dos consumidores e oferecer experiências marcantes a esse público.
Quando falamos de ‘experiências marcantes’, não nos referimos apenas a descontos e vantagens. Embora esses elementos sejam importantes, o CEO da Alloyal, Aluísio Cirino, destaca que para conquistar a lealdade do cliente, é importante estabelecer uma relação mais próxima e personalizada. Assim, a Alloyal está se configurando em 2024 como uma Loyalty Tech, reconhecendo a importância desses aspectos na fidelização do cliente.
A Alloyal já é consolidada como um clube de vantagens de base tecnológica, atendendo a empresas e outras organizações no desenvolvimento de produtos e serviços de fidelidade a seus clientes. Agora, reposiciona-se no sentido de lançar e desbravar no Brasil o segmento de Loyalty Techs.
Na foto, os sócios: Jonathan Becheleni, COO da Alloyal, Wendell Borges, CTO da Alloyal, Aluísio Cirino, CEO da Alloyal e Guilherme Queiroga, CMO da Alloyal
Ele destaca uma funcionalidade atualmente disponível no aplicativo da Alloyal para exemplificar como a tecnologia é integrada para proporcionar benefícios personalizados. Trata-se da geolocalização, esse recurso permite que os usuários identifiquem os estabelecimentos parceiros da Alloyal nas proximidades, acessando informações sobre os produtos e serviços que oferecem, juntamente com os benefícios e vantagens disponíveis.
Dentre as experiências atualmente em desenvolvimento, está a oportunidade para os clientes participarem de sorteios e outras atividades que representam verdadeiras experiências, indo além simplesmente da obtenção de descontos. Além disso, a inclusão do serviço de telemedicina no portfólio de produtos é uma novidade. O CEO da Alloyal enfatiza que, no reposicionamento da empresa como Loyalty Tech, a promoção da saúde e do bem-estar dos consumidores dos clientes se tornou um foco central em seu leque de produtos e serviços.
EM CRESCIMENTO
Com sede em Belo Horizonte (MG), a Alloyal conta hoje com uma base de 5 milhões de usuários, em 500 empresas clientes da plataforma, espalhadas em todas as regiões do Brasil. Ao todo, são 25 mil estabelecimentos cadastrados no país – entre lojas físicas e online, restaurantes, postos de combustível, passagens aéreas, entre outros. Estão entre os benefícios oferecidos descontos, cashbacks e outras vantagens.
A startup segue em franca expansão. O número de clientes ao final de 2023 dobrou em relação a 2022; foram R$100 milhões em vendas contabilizadas pela plataforma ao longo do último ano, e a receita mensal da empresa alcançou R$1 milhão, representando salto de 150%.