No cenário atual, com a onipresença da tecnologia, as empresas estão redobrando seus esforços para priorizar a credibilidade e a autenticidade de suas marcas. A proteção de marca tornou-se uma parte integrante das estratégias de marketing, com um impacto direto nos resultados das campanhas e na reputação das empresas.
A proteção de marca não apenas influencia diretamente a eficácia das campanhas, mas também afeta a percepção do cliente sobre a organização. Quando um cliente se depara com produtos falsificados ou de baixa qualidade, seja por fraude ou concorrência desleal, isso não apenas prejudica a confiança do cliente na marca, como também pode levar a reclamações e danos à reputação.
Diante deste cenário desafiador, as tendências para 2024 apontam para uma redução do desvio de tráfego, uma maior taxa de conversão e a manutenção do valor vitalício do cliente (LTV), ao mesmo tempo em que reduzem o custo por clique (CPC), eliminando a concorrência desleal.
“Concorrência desleal continua sendo uma preocupação constante. A disseminação de deep fakes, vídeos ou áudios falsificados gerados por algoritmos avançados, e o emprego de inteligência artificial para fabricar informações enganosas representam uma ameaça séria para as marcas. Essas ferramentas podem ser utilizadas para difamar uma empresa, enganar consumidores ou distorcer a reputação de uma marca. Diante deste cenário, é imprescindível que as organizações estejam proativas na proteção de sua reputação e na garantia da confiança dos consumidores em um ambiente digital cada vez mais complexo”, afirma Diego Daminelli, CEO e Fundador BrandMonitor, empresa especializada no combate à concorrência desleal no ambiente on-line.
Alinhar o posicionamento de valores e identidade da marca com uma comunicação consistente é fundamental. Isso inclui o desenvolvimento de diretrizes de marca, a coordenação entre departamentos, a adaptação da mensagem aos diferentes canais de comunicação e a criação de mensagens e slogans consistentes com os valores da marca.
“É fundamental reconhecer que investir na construção da marca sem investir em sua proteção é um erro. A proteção de marca deve ser uma consideração primordial desde o início da estratégia de marketing. Isso inclui o aumento do investimento em tecnologias de segurança de marca, a ênfase na transparência e autenticidade, e a integração de estratégias de proteção de marca em todas as fases do ciclo de vida do produto”.
Em 2024, o branding bidding e o controle de custos de mídia serão essenciais para enfrentar o aumento dos custos de publicidade. Uma abordagem proativa e integrada para proteger a marca garante o sucesso no ambiente de marketing, que passa por constante evolução.