Chegou ao fim no último domingo, dia 11, a fase de grupos do Campeonato Paulista de 2018, e os confrontos de quartas de final estão definidos. Mesmo com Santos e São Paulo sofrendo um pouco durante a competição, os quatro grandes ficaram em primeiro nos seus grupos e decidem os duelos jogando em casa.
O Palmeiras terminou com a melhor campanha da primeira fase, tendo somado 26 pontos em 36 possíveis. A campanha teve oito vitórias, dois empates e duas derrotas, o melhor ataque com 19 gols marcados e a melhor defesa com oito gols sofridos.
No “campeonato particular”, que são os clássicos, o Palmeiras venceu Santos e São Paulo, por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente, e perdeu para o Corinthians por 2 a 0. A última rodada foi a vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, com os primeiros gols de Gustavo Scarpa com a camisa do Palmeiras.
O Verdão enfrenta agora o Novorizontino, que terminou com o segundo melhor ataque com 18 gols marcados e a terceira melhor campanha da primeira fase com 20 pontos, atrás apenas de Palmeiras e Corinthians. Será o segundo ano consecutivo que os clubes se enfrentam nas quartas do Paulistão.
A segunda melhor campanha da primeira fase foi do Corinthians, que terminou com 23 pontos ganhos. Foram sete vitórias, dois empates e três derrotas, 17 gols marcados (terceiro melhor ataque) e oito gols sofridos (melhor defesa ao lado do rival Palmeiras, do Bragantino, da Ponte Preta e do São Bento).
Nos clássicos, o Timão tem a melhor campanha. Foram duas vitórias, por 2 a 1 e 2 a 0 sobre São Paulo e Palmeiras, respectivamente, e um empate de 1 a 1 contra o Santos. Na última rodada o time venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 0, com golaço de Gabriel e o primeiro gol de Henrique pelo Corinthians.
O alvinnegro enfrenta nas quartas de final o Bragantino, que terminou o campeonato com 17 pontos ganhos e a sétima melhor campanha na classificação geral. O Bragantino subiu da série A2 no ano passado e já chega às quartas em 2018.
O Santos terminou a primeira fase com a quarta melhor campanha da primeira fase, tendo ganho 18 pontos, metade dos 36 possíveis. Foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas na fase de grupos, com 17 gols marcados (terceiro melhor ataque empatado com o Corinthians) e 13 sofridos.
O desempenho do santos nos clássicos foi razoável, tendo somado quatro pontos, ganhando apenas do São Paulo, por 1 a 0 no Morumbi. Além deste, houveram a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras e o empate por 1 a 1 contra o Corinthians. Na última rodada o Peixe perdeu em casa por 3 a 1 para o São Bento.
Nas quartas de final o Peixe enfrenta agora o Botafogo de Ribeirão Preto, que terminou a primeira fase apenas na nona colocação geral, com 16 pontos ganhos. É o segundo ano que o Botafogo avança para essa fase, e no ano passado foi eliminado pelo Corinthians.
Por fim, a pior campanha entre os times grandes foi a do São Paulo, que terminou a fase de grupos com 17 pontos ganhos, na quinta colocação na classificação geral, com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas, com 12 gols marcados e 11 sofridos.
Em clássicos o torcedor do São Paulo prefere esquecer. O desempenho nos principais jogos da primeira fase foi patético, com três derrotas. Perdeu para o Corinthians por 2 a 1, para o Santos por 1 a 0 e para o Palmeiras por 2 a 0. A última rodada teve a vitória do tricolor em cima do Red Bull Brasil, por 3 a 1, para acalmar um pouco a crise.
Agora o tricolor enfrenta o São Caetano, time do ABC paulista que no início do campeonato brigava para não cair e terminou na décima colocação geral na primeira fase, com 15 pontos. O Azulão é o atual campeão da série A2, quando bateu o Bragantino. Os dois clubes que subiram para a série A1 em 2017, avançaram para as quartas em 2018.
Por conta do regulamento do Paulistão, que divide os times em grupos, duas equipes que terminaram entre os oito melhores na classificação geral ficaram de fora. São Bento e Ituano terminaram em sexto e oitavo, respectivamente, mas não avançaram para as quartas.
Restam agora oito times na briga pelo título. Para efeitos de definição de mando de campo, a pontuação continua contando, e os times de melhor pontuação sempre decidem em casa. E assim está a classificação dos que sobraram:
- Palmeiras – 26 pontos
- Corinthians – 23 pontos
- Novorizontino – 20 pontos
- Santos – 18 pontos
- São Paulo – 17 pontos
- Bragantino – 17 pontos
- Botafogo – 16 pontos
- São Caetano – 15 pontos
Além de mando de campo, a pontuação define também os próximos confrontos, nas semifinais. O melhor time enfrentará o pior time classificado para a semi, e os dois intermediários também se enfrentam. Por exemplo, se todos os grandes se classificarem, os duelos na semi seriam Palmeiras x São Paulo e Corinthians x Santos.