Mais da metade dos negócios ativos no Brasil são MEIs, que também representam a maior taxa de abertura de negócios no país, somando mais de 11 milhões de registros. No entanto, as principais dores enfrentadas por esses empreendedores incluem dificuldades na formalização, na gestão do faturamento e declaração de impostos, além de obstáculos para solicitar benefícios.
Ciente desses desafios, ajudar o microempreendedor individual (MEI) a crescer e se formalizar é o objetivo da nova oferta e nova funcionalidade do Ton focada no Microempreendedor Individual (MEI). A Área MEI, integrada ao aplicativo do Ton, solução da Stone para autônomos e microempreendedores, é uma plataforma que permite que os empreendedores realizem as principais tarefas de gestão do seu CNPJ de maneira simples e intuitiva dentro do aplicativo do Ton.
A novidade inclui a emissão e pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), consulta de benefícios e, futuramente, a emissão de notas fiscais, declaração de faturamento e abertura de MEI – tudo em um só lugar, sem custos adicionais e sem burocracia. A iniciativa visa apoiar desde o profissional que está se formalizando até aquele que busca crescer e expandir suas operações.
“É muito importante para o microempreendedor se formalizar – é uma maneira de não apenas pagar menos impostos, mas também ter maior oportunidade de acesso a crédito para crescer e a benefícios como melhor aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença. Com a oferta MEI e a Área MEI, tornamos a gestão do CNPJ mais acessível, dentro do mesmo aplicativo onde o empreendedor já realiza suas vendas. Ele ganha mais autonomia e tranquilidade para focar no que realmente importa: vender e crescer”, afirma Mateus Biselli, Growth Officer da Stone.
Enquanto outras soluções do mercado oferecem suporte fragmentado, a proposta do Ton é disponibilizar um ecossistema completo, que acompanhe todas as etapas da jornada do microempreendedor. A funcionalidade é desenvolvida com uma linguagem acessível, descomplicando termos técnicos e tornando as informações mais didáticas.
A Área MEI já está disponível para usuários do Ton com CNPJ de natureza jurídica MEI e deve receber novos recursos ao longo de 2025, ampliando ainda mais o suporte oferecido aos microempreendedores brasileiros.