Neste ano, foram muitos os desafios enfrentados pelas empresas de diversos segmentos, entre eles o varejo. Com a pandemia e lojas fechadas, muitas empresas do setor aceleraram seus processos de digitalização e direcionaram os seus investimentos para o digital. Esse foi o caso de uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A, que teve sua estrutura de gestão remodelada para que a empresa aumentasse sua presença digital no período de crise.
Com o trabalho realizado no aplicativo da varejista pela RankMyAPP, especialista em inteligência de marketing e aquisição para mobile apps, combinado com outras ações de marketing realizadas pela marca, só no segundo trimestre de 2020 o número de downloads do app C&A teve alta de 419%, percentual cinco vezes maior do que o número de downloads no mesmo período de 2019.
Foram mais de 1,3 milhão de instalações por mês em abril, maio e junho. Já o número de usuários mensais ativos no app teve crescimento de 658% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a quase três milhões de usuários no final do primeiro semestre. No início do ano, o número de usuários ativos no aplicativo da marca estava na casa dos 500 mil.
O app da loja foi criado em 2016, inicialmente como uma central de relacionamento, e cresceu com diversas funções, inclusive de compra. Hoje, a C&A tem o aplicativo de moda mais baixado do Brasil no ano. O aplicativo da C&A vem sendo um dos principais impulsionadores do crescimento online da companhia, que registrou no segundo trimestre aumento de 356% na receita líquida, comparado com o mesmo período de 2019, o que representou 50% das vendas totais de mercadorias.
“Os aplicativos provocaram diversas mudanças nos hábitos dos brasileiros e a crise instalada com a pandemia acelerou o comportamento mais digital. Hoje o app é um canal fundamental para visibilidade e estratégia de marca de um varejista. O trabalho que aplicamos no app da C&A envolve inteligência de análise de dados combinada com a gestão de resultados, para entender o que precisa ser otimizado constantemente”, explica Leandro Scalise, CEO da RankMyAPP.
A solução da RankMyAPP
Com a utilização da tecnologia de big data, o time de especialistas da área de Mobile Intelligence do RankMyAPP analisa milhões de dados dos apps diariamente para então, estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo, que vão desde a inteligência e otimizações data-driven nas apps stores (App Store Optimization), até o aumento das taxas de conversão e análise de concorrentes para crescimento do market-share.
No app da C&A, a RankMyAPP trabalhou com metodologia própria, chamada AIS – Appear, Improve, Scale. Esse processo contempla três etapas e, em cada uma delas, há um objetivo diferente. Na fase inicial (Appear), o foco foi o crescimento da visibilidade do app (keywords). Depois, na etapa Improve, o destaque foi na conversão do app e, por último, na Scale, na melhoria contínua do aplicativo e foco na experiência do usuário.
“O app é um canal muito estratégico para a C&A e traz um usuário de alto valor para a gente, sendo uma alavanca para o crescimento do Digital na empresa. Uma das frentes para termos consistência nessa evolução é o trabalho junto à RankMyAPP, onde a metodologia AIS foi fundamental para nos ajudar a otimizar a aquisição orgânica desses usuários. Tivemos ótimos resultados com as nossas keywords, conversão e category rank, e seguiremos trabalhando para manter essa aceleração”, conta Denise Cervelin, Coordenadora do App C&A.
Outros impulsionadores do crescimento do app da C&A
Vantagens para compras via aplicativo, como condições especiais de frete, descontos exclusivos e antecipação de lançamentos de algumas coleções;
Participação no Big Brother Brasil 2020 como o look oficial do reality show. Foram mais de 1 milhão de downloads orgânicos do App C&A no período em que a marca estava patrocinando o BBB20 – tendo alto brand awareness com ações direcionadas para o App.
Ação Break com Squeeze, desenvolvida em parceria com C&A e Wieden+Kennedy, nos finais de blocos da versão especial da novela ‘Totalmente Demais’, da Globo. Por meio de interferências gráficas no formato QR Code, o público tem acesso a descontos de até 50% e vantagens exclusivas no site.
Funcionalidades exclusivas do app para clientes do programa de relacionamento C&A&VC e clientes do Cartão C&A, impulsionando o aplicativo entre a sua base premium.