O Twitter anunciou oficialmente na última terça-feira, dia 26, que iniciou o teste de aumento no limite de caracteres, que até o momento é de 140 por postagem e deve passar para 280. Não é a primeira vez que a rede altera a principal característica da rede, anteriormente o Twitter já havia excluído fotos, gifs e menções da contagem, mas está é, com certeza, a mudança mais impactante na essência do microblog.
Can’t fit your Tweet into 140 characters? ?
We’re trying something new with a small group, and increasing the character limit to 280! Excited about the possibilities? Read our blog to find out how it all adds up. ?https://t.co/C6hjsB9nbL
— Twitter (@Twitter) 26 de setembro de 2017
Em seu perfil oficial, o Twitter publicou: “Você não consegue escrever seu Tweet em 140 caracteres? Nós estamos tentando algo novo com um grupo reduzido, e ampliando o limite de caracteres para 280! Animado com as possibilidades?”, anunciando que a mudança é palpável. Imediatamente a polêmica entre os usuários começou, a maior parte deles não recebeu bem a notícia e disse que isso descaracteriza a rede, alguns profetizaram a vinda dos “textões” do Facebook, mostrando a preocupação com a mudança do público já assíduo do Twitter.
Natalia Bretones, eleita a Melhor Profissional de Social Media em 2016 pelo Prêmio ABC da Comunicação, explica que o Twitter sempre foi uma plataforma ‘mobile’ e os 140 caracteres seguia o padrão tamanho das mensagens de SMS, quase extintas nos dias atuais. “Na minha opinião seria melhor se a mensagem fosse sendo quebrada em tweets seguidos do que dobrar o tamanho. Eu gosto de pensar que se você consegue se comunicar em 140 caracteres, você é sucinto e escrever no Twitter é uma ótima forma de treinar para ser o mais objetivo possível. A palavra chave do Twitter – na minha opinião – é sucinto. Algo rápido e prático. Acho que para as marcas é questão de se adaptar, mas ainda sim sem perder a questão de resumir o conteúdo que quer entregar”. Ela explica, ainda, que a escolha de lançamento por meio de teste é, possivelmente, uma estratégia para medir a aceitação do público, “mas pode ser que estejam mesmo fazendo testes – por causa de cada idioma, por terem letras maiores que outras -, mas acho que se eles fizerem isso, vão perder um pouco da coisa de ser uma plataforma primordialmente mobile”.
Segundo informações do próprio Twitter a mudança é um pedido dos próprios usuários, já que alguns não conseguir encaixar suas ideias uma só publicação. Inicialmente, usuários que escrevem em japonês, chinês ou coreano não farão parte dos grupos escolhidos, já que têm idiomas nos quais é mais fácil se expressar em poucas letras. Em nota, a plataforma afirmou que seu DNA nunca irá mudar e, com base em análise de dados a expectativa é que apenas uma pequena quantidade de Tweets ultrapasse os 140 caracteres, mas que o espaço extra seja muito apreciado por aqueles que precisarem dele.
Por não estar disponível para todos os usuários, alguns sites voltados para temáticas que envolvem o universo digital ensinam o “passo-a-passo” para quem quiser testar o novo limite.
Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a HBO resolveu mostrar, de maneira muito bem humorada, como o aumento dos caracteres pode ser bem-vindo:
Agora dá: Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Quebradora de Correntes, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, a Primeira de Seu Nome. Descendente da Casa Targaryen. #twitter280 pic.twitter.com/As31kyQ941
— HBO Brasil (@HBO_Brasil) 27 de setembro de 2017
A mudança ainda deve gerar muita polêmica até ser totalmente incorporada (ou não). E você, o que acha da mudança?