É muito comum me perguntarem “afinal, o que é a mídia programática?”. Embora cada vez menos frequente, essa questão volta e meia ainda surge em reuniões e encontros de negócios em que participo. Costumo começar a responder dizendo que, mais do que uma simples evolução da publicidade online, a mídia programática representa uma mudança de paradigma no modo como marcas alcançam seus consumidores.
Nos primórdios da internet, a compra de mídia era feita diretamente com portais, o que limitava o alcance e a eficiência das campanhas. À medida que a internet e o inventário publicitário cresceram exponencialmente, tornou-se inviável gerenciar manualmente tantas possibilidades. Foi aí que a mídia programática surgiu como solução: automatizar processos, conectar inventários e oferecer compras em tempo real, garantindo que o anunciante falasse com as pessoas certas, no momento certo. Em linguagem técnica, é um método automatizado de compra de espaços publicitários digitais por meio de plataformas conhecidas como DSPs (Demand Side Platforms), onde profissionais de mídia têm acesso a 98% dos inventários digitais globais, que incluem sites, aplicativos, portais e até novos meios, como Connected TV (CTV) e áudio digital.
Com o uso de algoritmos avançados, tecnologias como machine learning e deep learning possibilitam o gerenciamento de grandes volumes de dados, tornando viável compreender e prever o comportamento do consumidor em diferentes contextos. Isso não apenas enriquece a experiência do usuário, mas personaliza as interações de forma única, fortalecendo o vínculo entre a marca e o público. Todas essas funções utilizadas de maneira ampla e estratégica, nos remete a um campo da tecnologia que no último ano se popularizou, tornando-se o centro de muitos negócios e inovações. Você provavelmente lembrou da Inteligência Artificial. Ela mesma, a IA, que há mais de uma década está integrada à mídia programática, elevou as estratégias de mídia digital a um novo patamar de eficiência, personalização e assertividade.
A Inteligência Artificial potencializa ainda a tomada de decisões e otimiza os leilões de espaços publicitários em tempo real, garantindo maior precisão e resultados mais expressivos. Com o apoio da IA, marcas conseguem impactar o consumidor no momento certo, com a mensagem certa e no contexto mais apropriado, maximizando o potencial de conversão enquanto liberam os profissionais de marketing para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas.
Para entender como a mídia programática e sua inteligência artificial agregam em campanhas de marketing, abaixo listo algumas das principais vantagens que o método oferece:
Capacidade de segmentação indiscutível
Hoje, entender o comportamento do consumidor é mais importante do que simplesmente saber quem ele é. Mulheres da mesma faixa etária, por exemplo, podem ter comportamentos de consumo totalmente diferentes. A mídia programática com sua IA embarcada, permite não apenas identificar essas diferenças, mas também ajustar IZYCOM Comunicação 360º www.izycom.com.br campanhas com base no momento de compra do público, reduzindo desperdício de verba e maximizando resultados.
Segurança e garantia de entrega de anúncios para pessoas reais
O Brasil é o segundo país com maior índice de fraudes na internet. DSPs modernas integram ferramentas que identificam cliques fraudulentos e ambientes suspeitos, garantindo que os anúncios sejam exibidos apenas para pessoas reais e em contextos adequados. Aqui na Publya levamos isso tão a sério que fomos um pouco além, desenvolvendo dashboards que permitem que nossos clientes e agências acompanhem a evolução das campanhas em tempo real, promovendo transparência e monitoramento dos resultados. Integração de estratégias para gerar consistência de marca.
A evolução da mídia programática transcende o digital, integrando meios tradicionalmente offline a um modelo de compra automatizado. Hoje, é possível anunciar em Connected TV (CTV), áudio digital em plataformas como Spotify e Deezer, rádios online e até em TV aberta, com formatos vendidos por CPM. No Out of Home (OOH), a tecnologia permite selecionar telas específicas, em horários estratégicos, sem a necessidade de negociar com múltiplos players. Essa versatilidade torna a mídia programática uma solução 360°, combinando o melhor do online e do offline.
Isso é sobre usar o melhor da tecnologia para conectar pessoas, otimizar recursos e garantir eficiência para agências e anunciantes, facilitando toda a gestão de campanha. É sobre entender as necessidades das marcas e entregar soluções que simplifiquem o processo, de maneira confiável e com domínio de toda a operação e diversidade de possibilidades. Isso é Mídia programática e IA.