Com 100 anos completados em 2024, a Umbro segue fazendo história. Nesta semana, a marca recebeu duas premiações do Clube de Criação, o maior prêmio nacional de publicidade. As honrarias foram concedidas por campanhas da marca junto ao Fluminense e ao Sport Recife.
A primeira conquista veio com a campanha da Umbro junto ao Fluminense, no lançamento da camisa três do Tricolor Carioca de 2023, feita em homenagem ao Cartola, que se tornou a terceira camisa mais vendida na história do clube. A empresa levou a estrela de bronze na categoria “filme e direção de arte”, superando, inclusive, outras concorrentes multinacionais que também estrelaram grandes produções.
No uniforme lançado para o Flu, a Umbro preparou uma camisa verde com detalhes em rosa, fazendo referência à Estação Primeira de Mangueira, uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro, e que conta com uma linda história junto ao Mestre Cartola, um dos mais icônicos sambistas da Zona Norte da cidade carioca. A armadura também trazia em sua estampa, além da homenagem ao cantor, a letra da música ‘corra e olhe o céu’, um clássico do samba, presente no primeiro álbum de estúdio de Cartola. Este foi o segundo prêmio da campanha, que foi consagrado com o ouro em ‘Filme Desportivo’ no Prêmio Lusófonos da Criatividade, de Portugal.
“É muito incrível ter a liberdade de contar histórias com grandes clubes, que estão abertos a inovar e se conectar com os torcedores mais apaixonados. A campanha de Cartola, em especial, foi muito intensa e autêntica ao tentar transmitir de forma artística uma mensagem de amor na vida, na música e no futebol. Foi tudo pensado para dar vida ao universo do Cartola no Rio de Janeiro real, expandindo o universo de suas capas de disco e fotos icônicas. Ganhar prêmios é um reconhecimento incrível, mas não foi algo que buscamos ao criar as campanhas. Fico feliz que a nossa paixão pelas histórias tenha feito com que essa realização nos encontrasse”, afirma Gabriel Moni de Souza, coordenador do hub criativo da Umbro Brasil.
Outro clube patrocinado pela Umbro que recebeu premiação foi o Sport Recife. Junto à marca britânica, a equipe do Recife recebeu a estrela de prata na categoria “ação promocional ou de marketing direto” com a campanha ‘Chá da Ilha’, na categoria regional Norte-Nordeste, levando a conquista do 49º anuário do Clube da Criação para a Ilha do Retiro.
Divulgação/Umbro Brasil
A ação com o Leão da Ilha faz parte da produção do uniforme um da atual temporada, quando a marca e o clube resgataram as origens da equipe em uma camisa cheia de símbolos históricos. A campanha também entrou no shortlist para a categoria “design”.
“Estamos muito felizes com os prêmios conquistados junto ao Fluminense e ao Sport Recife. O resultado das campanhas não poderia ser melhor, pois nossa equipe sempre busca entregar e desenvolver as melhores camisas e ações para os clubes que patrocina no Brasil e no mundo afora, e com Cartola e Chá da Ilha não foi diferente. Sempre queremos contar histórias diferentes, trazer algo mais, e os clubes sempre abraçam essas nossas iniciativas e está aí o resultado, com a conquista de prêmios importantes no cenário nacional”, diz Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro.