Vanish, marca especialista em cuidados com as roupas da Reckitt Hygiene Comercial, está comprometida em ajudar a impulsionar o consumo consciente de roupas por meio de inovação, soluções e ações conjuntas. É por isso que a marca está anunciando sua parceria com a TROC, maior brechó online do Brasil, para a ação Brechó Friday, que convida as pessoas a repensarem o conceito da data comercial para praticarem a moda circular por meio das roupas de segunda mão.
A escolha desta parceria se dá pelo histórico entre as duas marcas, que em 2019 realizaram uma ação conjunta para revitalizar roupas brancas que estavam amareladas ou acinzentadas e, provavelmente, não seriam vendidas nesse estado. Assim, Vanish deu uma nova vida às peças da TROC com seus produtos para que elas ficassem mais brancas e pudessem ter um novo destino.
“A TROC é nosso parceiro institucional e nos ajudará com esse pontapé inicial para criarmos um bom relacionamento com diversos brechós. Eles também entendem a importância de trazer mais brechós para a conversa para fortalecer a atuação desse mercado. Por isso faz muito sentido retomar a parceria com eles no lançamento do nosso propósito e continuar construindo um consumo consciente lado a lado”, comenta Fernando Gama, Head de Marketing de Vanish.
De acordo com a Sustex Moda, núcleo de apoio à pesquisa da Universidade de São Paulo e parceiros de Vanish, se o número de vezes de uso de uma roupa dobrasse, as emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE seriam 44% menores. Além disso, cada tonelada de roupa reutilizada, por um novo varejo, pode evitar a emissão de 11 toneladas de CO e menos de 1% do material usado para produzir roupas novas corresponde a matéria-prima reciclada, representando uma perda de mais de US$ 100 bilhões em materiais a cada ano.
É por isso que a ação Brechó Friday foi criada e tem a missão de incentivar os consumidores a olharem o seu guarda-roupa para desapegarem de peças que não são mais usadas, dando um novo destino a elas. Além de contribuir para a economia circular, o público também pode ganhar uma fonte de renda extra. Assim, Vanish está com uma landing page da parceria no próprio site da TROC e a mecânica também será divulgada por meio de influenciadores digitais e redes sociais.
Além da ação com a TROC, Vanish também fará parcerias com brechós menores e independentes. A marca quer ajudar a democratizar o consumo consciente de roupas no Brasil e grande parte desse movimento é ajudar os brechós a crescerem e terem maior relevância. Para a divulgação da Brechó Friday junto dos embaixadores, Vanish enviou kits de lançamento com peças exclusivas que foram garimpadas de brechós menores (Original Favela, Estúdio Mamilo, Brechó do Barulho, Tenho uns Panos e Dolomita World) para dar mais visibilidade a outros serviços e desmistificar essa visão de que os brechós não tem roupas em boas condições.
Lavagem Potencializada e Propósito como Bússola
O propósito de Vanish se baseia em “Ajudar as roupas a viverem muitas vidas”. A marca quer contribuir para uma mudança de comportamento da sociedade para o consumo mais consciente das roupas. Esse objetivo está conectado ao ODS 12 da ONU, de consumo mais consciente e sustentável. Atualmente, esse propósito já reflete no novo posicionamento de marca, no qual os produtos passam a ser um potencializador de todas as lavagens e ajudam com que os consumidores tenham os cuidados necessários para manter as peças novas e usá-las por muito mais tempo.
“Como marca não estamos dizendo para as pessoas deixarem de comprar roupas, mas sim que elas tenham um consumo mais consciente nas suas três principais etapas: a compra, o uso e o pós uso. Isso significa comprar de forma mais sustentável, principalmente via brechós, pois são roupas que já foram produzidas e geram menos impacto negativo no planeta. Em vez de deixar roupas guardadas sem uso no armário ou jogar fora roupas que não estão em boas condições, as pessoas podem dar uma nova oportunidade para essas peças e praticar a moda circular por meio da revenda”, finaliza Fernando .
Fontes
*Sustex Moda