VTEX, a primeira e única plataforma de e-commerce-marketplace-OMS totalmente integrada do mundo, já oferece a seus clientes e parceiros a integração do Pix, novo método de pagamento eletrônico do Banco Central. Com previsão de lançamento para a população em geral no dia 16 de novembro e início de operação com limites nesta terça-feira, dia 3, a função, que permite o envio e recebimento instantâneo de transações entre pessoas, bancos e instituições financeiras, estará pronta para operar com o grande volume de pedidos durante o mês da Black Friday. Segundo o mais novo unicórnio brasileiro, que hoje atende mais de 3 mil clientes pelo mundo e que viu um aumento de 98% nas vendas de sua plataforma durante a pandemia, a expectativa para a edição deste ano é de um crescimento muito maior em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou mais de 1 milhão de pedidos somente na data.
A tecnologia escolhida pela VTEX é o Payment Provider Protocol (PPP), que permite que os clientes da empresa negociem o uso do novo sistema com o parceiro de pagamento de preferência.
Para os lojistas, o Pix significa um grande ganho para sua operação, uma vez que é mais barato que o cartão de crédito e o boleto, o que irá permitir a criação de promoções, e diminuirá a reserva de estoque necessária para o pagamento em boleto, que leva dias para compensar. Além disso, proporciona maior eficiência operacional na devolução de pagamentos, por permitir que o valor volte para a conta de origem em até 90 dias.
“Começamos a integração desses parceiros em setembro para que todos estivessem prontos para os desafios da Black Friday, que aponta para um novo recorde histórico em vendas. Ofertar o Pix em nossa plataforma não gerou nenhum tipo de custo adicional por parte da VTEX aos nossos clientes e a cobrança de tarifas, conciliação e cancelamento das transações ficam a cargo do parceiro escolhido por cada um”, afirma Rafael Forte, presidente da VTEX Brasil.
Para cada compra, o novo método gera um QR Code, que deve ser escaneado pelo smartphone do consumidor para que o pagamento aconteça. Por liquidar imediatamente a transação, o Pix trará muitos ganhos ao setor de e-commerce.
Segundo Forte, capacitar os nossos clientes com o Pix para a Black Friday deste ano trará muitos benefícios às empresas: “Tradicionalmente na Black Friday, a maioria dos boletos gerados não é pago pelo comprador. Com o Pix é diferente, pois o comprador tem minutos para fazer o pagamento. Se não pagar, o QR Code expira e o produto pode ser vendido para outro consumidor”, diz.
Além de ser instantâneo, o Pix permitirá que as transações sejam mais simples, sem a necessidade de que o consumidor informe dados como agência, conta, CPF e código do banco. O pagador e o lojista deverão apenas registrar em seus bancos de preferência “chaves”, que podem ser CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou mesmo um conjunto de números, letras e símbolos aleatórios.
Para obter mais informações sobre como a VTEX está apoiando vendedores B2B e B2C por meio de sua plataforma de comércio colaborativo, visite www.vtex.com.