A WGSN, em parceria com a Bits to Brands, lança no dia 13 de fevereiro o estudo “Para onde vamos? Um guia Bits to Brands e WGSN para marcas brasileiras em 2025”. Este material é um olhar estratégico sobre o futuro do mercado brasileiro, com foco em três grandes direções que as marcas precisarão acompanhar para se destacar em um cenário cada vez mais dinâmico e complexo. O estudo não se limita às previsões para 2025, mas oferece uma visão holística dos movimentos e comportamentos que irão dominar os próximos anos.
O objetivo central do estudo é identificar e apontar temáticas latentes com foco no
mercado nacional, direcionado aos segmentos de marketing e comunicação, a partir da base de pesquisa da empresa líder mundial em previsão de tendências em comportamento de consumo com a curadoria e olhar de uma estrategista de marca que já esteve no
papel de implementação dessas estratégias.
“O estudo de tendências de 2025, por ser um material com foco global, traz tendências com
alto potencial de impacto para diferentes partes do mundo e olhando para diferentes
indústrias. Nosso guia se difere tanto do propósito geográfico, quanto de audiência e seleção das tendências com maior foco de duração”, comenta Nicole Silbert, líder de Marketing da WGSN na América Latina.
O relatório foi estruturado em três grandes capítulos que exploram os desafios e oportunidades do futuro, com uma análise profunda de tendências que já estão ganhando força e devem intensificar ainda mais até 2026. Cada capítulo abre temas, oferecendo um olhar detalhado sobre os movimentos que começam agora, mas que irão evoluir de forma intensa nos próximos anos.
Para onde vamos quando é internet demais?
A fragmentação da internet exige das marcas uma busca incessante para se destacar. Mas, por outro lado, o “offline” se torna o novo luxo. O estudo explora como as marcas precisam adaptar suas estratégias para se posicionar de maneira eficaz em um mundo saturado de informação.
Para onde vamos quando tudo é cada vez mais ‘For You’?
Em um cenário onde o mainstream é cada vez mais difícil de alcançar, as marcas se veem forçadas a buscar novas formas de se conectar com seu público. A solução passa por parcerias e colaborações, mas também por um olhar para além das bolhas de consumo. O estudo destaca como o conceito de identidade por meio de hábitos e rotinas transcende a idade e se torna uma das grandes oportunidades de conexão.
Para onde vamos quando o contexto se impõe?
A sustentabilidade e as questões ambientais estão em um momento crucial. Desastres naturais e uma crise de confiança nas plataformas digitais e governos exigem que as marcas se tornem mais estáveis e autênticas. O estudo traz insights sobre como as empresas devem se posicionar para navegar em um cenário de constantes mudanças e incertezas.
Entre os destaques do estudo, dois temas se sobressaem como fundamentais para a construção de estratégias de marca: “Idade é só um número”, com a redefinição da crononormatividade e a importância de estratégias intergeracionais, onde marcas devem conectar diferentes gerações. E o conceito “Símbolos de confiança”, em um ambiente digital cada vez mais fragmentado, as marcas terão um papel crucial em transmitir autenticidade e transparência, sendo veículos de confiança para os consumidores.
“Outro destaque do material é o olhar para a relação atual das pessoas com a internet e o excesso de informação de forma realista – explorando as diferentes direções que as marcas podem seguir para se manterem relevantes”, complementa Beatriz Guarezi, criadora da Bits do Brands.
A curadoria do estudo foi feita pela própria Bits to Brands, que selecionou os temas mais relevantes e atemporais, trazendo destaques constantes de ações de comunicação, artigos, análises, livros e conteúdo em redes sociais nos universos de marketing, comunicação, tecnologia e comportamento, desde 2018. A expertise da WGSN entra em cena para refinar essa curadoria, trazendo um olhar analítico e profundo sobre as tendências que, segundo a metodologia STEPIC da WGSN, têm maior potencial de impacto a longo prazo.
Dentro de cada capítulo, o estudo traz páginas dedicadas ao contexto de cada tendência, explicando como esses movimentos surgem, se conectam e porque terão um impacto crescente até 2025. A WGSN, por meio da sua metodologia única, identifica não apenas os sinais de mudança, mas também os comportamentos humanos que estão impulsionando essas transformações.
Em tempos de mudanças rápidas e complexas, as marcas precisam se concentrar em compreender os comportamentos humanos como uma estratégia de negócios. O estudo “Para onde vamos?” não apenas aponta para as tendências de 2025, mas também oferece um direcionamento sobre como as empresas podem adaptar suas estratégias de comunicação e marketing com base nas transformações do consumidor, garantindo sua relevância a longo prazo.
A curadoria do estudo, aliada à importância da pesquisa comportamental, reflete um entendimento profundo da necessidade de as marcas acompanharem as mudanças culturais e sociais para se manterem competitivas.
“Para onde vamos? Guia para marcas brasileiras em 2025” é um relatório que vai além das tendências imediatas e oferece uma visão estratégica das direções que o mercado e o comportamento do consumidor seguirão. Lançado em 13 de fevereiro, ele é uma ferramenta essencial para marcas brasileiras que buscam se antecipar às mudanças e tomar decisões informadas para os próximos anos. O estudo completo pode ser acessado aqui: https://mlp.wgsn.com/guia-bits-e-wgsn-2025.html?utm_campaign=bits-to-brands-2025&utm_medium=press&utm_source=external-outlet&utm_content=download&utm_term=noterm