A Zeztra, fintech brasileira focada em gestão de cobranças em larga escala e alta performance, projeta um crescimento significativo em 2025 e passar de R$ 100 milhões para R$ 2 bilhões o total de ativos transacionados. Esse crescimento, projetado para acontecer de forma sustentável, acontece devido a marca fechar uma parceria inédita com líder global do setor de tecnologia fiscal e contábil.
Desenvolvida 100% pela Zeztra, a tecnologia, que passa a ser aplicada nas plataformas tecnológicas da multinacional buscando potencializar a gestão de cobranças de todos os parceiros e manter os clientes fidelizados, já mostrou resultados impressionantes na própria operação da multinacional, onde a inadimplência caiu consideravelmente.
“Nosso sistema de comunicação multicanal permite uma experiência personalizada e completa para os clientes. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades avançadas de conciliação financeira com diversos players do mercado, além de dashboards e relatórios gerenciais para ajudar na análise e no controle das transações”, explica Vitor Ricardo de Paula, sócio fundador e Head de Tecnologia da Zeztra.
Transformação na Gestão de Cobrança
A inadimplência é um dos desafios mais complexos para as empresas, e com a solução da Zeztra, a gigante conseguiu simplificar e tornar o processo de cobrança muito mais eficiente. A tecnologia permite automatizar cobranças recorrentes, o que reduz a necessidade de intervenções manuais, minimiza a probabilidade de erros e melhora a previsibilidade do fluxo de caixa, dando mais tranquilidade ao gestor financeiro.
“Com a implementação da solução da Zeztra, geramos resultados rápidos e expressivos, como a queda da inadimplência da própria multinacional. Agora, a operação da gigante tem maior previsibilidade financeira e controle sobre os recebimentos. Esta parceria nos permitirá expandir a disponibilidade da ferramenta para todos os clientes, oferecendo uma experiência única e integrada que vai além do tradicional”, explica de Paula.
Por meio de um modelo white label, a solução da Zeztra é integrada, permitindo que todos os clientes tenham acesso a uma tecnologia de ponta sob a própria marca da gigante de soluções contábeis e fiscais. A implementação inicial da solução na multinacional permitiu ajustes e personalizações específicas para os setores de contabilidade, fiscal e jurídico, áreas em que a empresa mantém forte presença e know-how.
“A parceria representa a combinação perfeita da tecnologia de ponta com a expertise da Zeztra. Com fácil integração de suas APIs, o que eleva a agilidade e reduz custos em todo o processo de cobrança recorrente, as empresas deixam de ter equipes imensas e sobrecarregadas que antes eram responsáveis por gerar boletos, enviar os mesmos via e-mail, efetivar a conciliação financeira manualmente e até mesmo realizar a negociação de contas inadimplentes”, explica Vitor.
Impacto para 2025
A fintech passou a mirar o setor fiscal e contábil após consolidar sua solução no mercado imobiliário, ontem a marca consolidou uma parceria estratégica com uma gigante do mercado imobiliário listada na Bolsa de Valores Brasileira (B3).
Para a Zeztra, esta parceria é um marco importante no plano de expansão, uma vez que a partir desta união a fintech projeta transacionar R$ 2 bilhões já em 2025. Com essa projeção, a Zeztra reforça seu compromisso em desenvolver soluções robustas e escaláveis, que atendam às necessidades do mercado brasileiro e internacional.
“A meta é fortalecer nossa presença nacionalmente e levar nossas soluções de cobrança e gestão financeira a uma base ampliada de clientes em um formato flexível e seguro. Só no segmento de contabilidade, nossa solução embarcada estará disponível para mais de 40 mil escritórios contábeis e 250 mil contadores em todo o Brasil. Depois de ajudar os escritórios de contabilidade, o plano é ampliar a oferta para os clientes dos escritórios, numa expansão orgânica. Estar ao lado de uma empresa global nos proporciona um alcance imenso e a possibilidade de impactar diretamente na saúde financeira de muitos negócios”, acrescenta o executivo da Zeztra.
Como funciona a solução?
A tecnologia desenvolvida pela Zeztra possibilita uma orquestração dinâmica de variados serviços financeiros em ambiente na nuvem, efetivando a captura de transações por meio de diversos bancos e processadores. Além disso, a plataforma apresenta uma régua de cobrança altamente personalizável, permitindo a configuração de perfis de clientes e procedimentos automáticos, sem a necessidade de codificação. A fintech ainda permite a integração automática diretamente com birôs de informação do mercado.
A rastreabilidade do fluxo completo de cobranças passa pela geração das faturas, as comunicações ordinárias e extraordinárias e notificações com birôs de mercado, e o processamento de todas as possibilidades de renegociação possíveis, tornando a plataforma eficiente para a área de contas a receber e altamente versátil para a gestão financeira das empresas.
“Nosso objetivo é nos tornarmos líderes em inovação no setor de recebimentos e cobranças, proporcionando aos nossos clientes uma experiência segura, personalizada e única. Este é um setor ainda dominado por grandes empresas e startups unicórnio, mas toda vez que mergulhamos na operação de um setor ou cliente, descobrimos inúmeras oportunidades de melhoria significativa. Este vem sendo exatamente o feedback de clientes importantes com quem estamos negociando”, finaliza Vitor.